Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Saúde recebe Certificação da Eliminação Vertical do HIV e/ou Sífilis

A avaliação pelos técnicos do Ministério da Saúde aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Erechim nos dias 4 e 5 de setembro.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
16/11/2023 14:42 – atualizado há 6 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta semana a Certificação da Eliminação Vertical do HIV e/ou Sífilis do Ministério da Saúde do Governo Federal. De acordo com as orientações contidas no Guia para Certificação da Eliminação Vertical do HIV e/ou Sífilis, a certificação tem validade de três anos. O principal objetivo do município de Erechim em participar desse processo vai ao encontro das melhorias que se buscam nos processos de trabalho.

A avaliação pelos técnicos do Ministério da Saúde aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Erechim nos dias 4 e 5 de setembro. Conforme explica a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, a pasta por meio da Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atendimento Especializado em DSTs/AIDS (SAE) recebeu a Comissão Nacional de Validação (CNV) do Ministério da Saúde, para avaliação da Certificação da Eliminação Vertical do HIV e/ou Sífilis.

Durante esses dias as profissionais do Ministério da saúde, que realizaram a visitação e avaliação, percorreram pontos específicos da Rede de Atenção à Saúde, selecionados previamente. Conheceram e acompanharam as atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidade, Rede de apoio laboratorial, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e SAE.

Essas vivências foram acompanhadas por profissionais do município, da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Conselho Municipal de Saúde, Comitê Municipal de Eliminação da Transmissão Vertical, gestão e usuários. O objetivo da visita foi conhecer os arranjos organizativos da assistência aos pacientes que convivem com vírus HIV e também as formas de diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Durante essa atividade foram produzidos relatórios que revelaram a qualidade, eficiência e atenção dispensada aos pacientes, especialmente as gestantes, que foi o grande foco da avaliação. “Parabenizamos e reconhecemos o relevante engajamento e participação das equipes técnicas, dos serviços de saúde, dos profissionais da Assistência, da gestão municipal, do Conselho de Saúde, da sociedade civil e dos demais envolvidos no esforço da certificação, que contribuíram de maneira substancial para o alcance da eliminação da transmissão vertical de HIV”, disse Éclesan Palhão.

Segundo a secretária de Saúde, ainda existem desafios a serem superados, a exemplo do enfrentamento da sífilis gestacional e congênita. “Porém, ao se aproximar do mês de dezembro, mês alusivo ao combate do HIV, e receber o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, nos estimula a seguir, melhorando as ações, para cumprir o papel fundamental da saúde pública. Por fim, se reitera nosso agradecimento, a todos os atores envolvidos na prestação da assistência à saúde da população erechinense”, finaliza a titular da pasta de Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE