Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim implanta serviço de Oxigenoterapia Domiciliar

Em Erechim, essa abordagem tem beneficiado significativamente a vida de mais de 60 pacientes, oferecendo-lhes um suporte vital nos seus lares.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
05/09/2023 17:04 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde de Erechim informa que desde janeiro de 2023, implementou o serviço de Oxigenoterapia Domiciliar que foi otimizado e passou a ser administrado pelo setor de Urgência e Emergência, com o acompanhamento e com orientação especializada de enfermeiro.

No início da gestão, os custos relacionados à Oxigenoterapia atingiam cerca de R$ 70 mil por mês. Através de orientações cuidadosas aos pacientes e suas famílias, onde a equipe vai até a casa do paciente e incluindo a otimização do tubo cirúrgico para evitar vazamentos, foi possível reduzir essas despesas em aproximadamente R$ 85 mil após a implementação do serviço no início do ano.

A Oxigenoterapia Domiciliar tem se destacado como um tratamento essencial para pacientes que enfrentam problemas pulmonares e doenças respiratórias, proporcionando uma quantidade extra de oxigênio, prescrita por médicos especializados. Em Erechim, essa abordagem tem beneficiado significativamente a vida de mais de 60 pacientes, oferecendo-lhes um suporte vital nos seus lares.

Segundo Elaine Strassburg, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, a Oxigenoterapia Domiciliar é uma intervenção crucial para pacientes dependentes de oxigênio contínuo, proporcionando melhorias significativas em sua qualidade de vida e um cuidado humanizado.

O novo modelo de gestão do serviço foi desenvolvido com o intuito de elevar ainda mais a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Através dessa abordagem, os pacientes recebem orientações precisas sobre a correta administração do tratamento, garantindo que eles e suas famílias estejam plenamente informados. Os enfermeiros, por sua vez, oferecem suporte, respondem as perguntas e dúvidas também de forma on-line e fornecem detalhes abrangentes sobre a terapia, permitindo que os pacientes enfrentem seus desafios de saúde com confiança e segurança.

A secretária de Saúde, Éclesan Palhão, reafirma o compromisso contínuo da secretaria de saúde em promover o bem-estar e a saúde da população local. “O olhar e a mudança na forma de conduzir o serviço de Oxigenoterapia era mais um setor que necessitava de mudança. O que só nos confirma que além do olhar individualizado para o paciente os cofres públicos passaram a ter uma economia significativa”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE