Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim alcança nota expressiva nos indicadores do Previne Brasil

Ministério da Saúde divulgou os resultados referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, destacando o desempenho ascendente da Secretaria de Saúde, que encerrou o ano com uma nota de 8,27.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
05/03/2024 15:43 – atualizado há 37 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Secretaria de Saúde de Erechim celebra um notável avanço em seus indicadores do Previne Brasil, programa que avalia a atenção primária nos municípios a cada quadrimestre, influenciando diretamente o financiamento federal destinado à área. O Ministério da Saúde divulgou os resultados referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, destacando o desempenho ascendente da Secretaria de Saúde da Capital de Erechim, que encerrou o ano com uma nota de 8,27, um salto significativo em relação ao início de 2021, quando foi atingido um índice de 3,41.

A gestão eficiente e o comprometimento da equipe de atenção básica foram essenciais para esse feito. Éclesan Palhão, secretária de Saúde, enfatiza o trabalho do dia a dia das atuais 27 equipes de Estratégia de Saúde da Família, o papel ativo da equipe na monitorização constante dos indicadores. A quantidade de recursos repassados está diretamente ligada à qualidade dos serviços prestados, com avaliação criteriosa dos acessos, qualidade e resolutividade dos serviços fornecidos pelas Estratégias de Saúde da Família e Equipes da Atenção Primária.

“Para esses resultados ascendentes estarem ocorrendo, é necessário um monitoramento constante das atividades e dos indicadores. A equipe de gestão da Estratégia de Saúde da Família, juntamente com as equipes operacionais, estão de parabéns”, destaca Éclesan, enfatizando também que a busca por organizar a parte orçamentária sempre foi relevante. “A proporcionalidade de repasse do Governo Federal passou de R$ 531.208,46 em março de 2021 para R$ 969.571,68 em janeiro de 2024, devido ao empenho em atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

Neusa Ferrari, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, destaca que algumas equipes já atingiram a nota máxima em determinados indicadores, estando acima das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, resultado do comprometimento das equipes e de ações estratégicas como capacitações, informatização, remapeamento e ampliação das equipes e áreas cobertas, além da atualização constante do cadastro dos pacientes e acompanhamento rigoroso. “Estamos colhendo excelentes retornos do trabalho desenvolvido junto às equipes e estamos comprometidos em continuar esse esforço”, ressalta Neusa Ferrari.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE