Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretaria de São Gabriel investiga caso de jovem que testou positivo duas vezes para Covid-19

Primeiro diagnóstico positivo foi em maio e recentemente, teve resultado positivo para a doença

CP
por  CP
26/08/2020 14:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde de São Gabriel investiga o caso do jovem profissional da área da saúde, de 29 anos de idade, que testou duas vezes positivo para Covid-19 em 60 dias. De acordo com o secretário Ricardo Lannes Coirolo, o paciente residia em Aracaju, capital sergipana, e no último mês de maio, em exame após apresentar moderados distúrbios gastrointestinais, positivou para o novo coronavírus.

Já em São Gabriel, no mês de julho, durante visita a familiares, o jovem apresentou dificuldade respiratória, sendo encaminhado para realizar tomografia computadorizada acompanhada de testagem, ambas resultando positivas para Covid-19. Assim, são dois testes positivos com dois meses de diferença entre eles.

O estudo em andamento, conforme Coirolo, busca identificar com precisão se seria uma reativação (sequência da doença detectada em maio) ou reinfecção (contraído pela segunda vez o vírus - possivelmente de outra cepa). Em caso de reativação, o vírus teria ficado latente no organismo de forma silenciosa e, com alteração imunológica, o corona se manifestou.

Em termos de saúde pública é uma grande preocupação, alerta o secretário - visto ficar provado que em ambos os casos o então paciente não conta com a imunidade preconizada. Agora a análise especializada das duas amostras, por meio da genética, mostrará se é um novo vírus que a pessoa teve contato ou o mesmo vírus que estava no organismo de forma latente se manifestou. “Há 20 casos semelhantes sendo estudados no Brasil, com apenas uma confirmação no estado de São Paulo”, disse Coirolo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE