Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Meio Ambiente cumpre agenda de trabalho na Capital Gaúcha

As reuniões tiveram como pauta o protocolo do estudo para criação do Parque Vale do Dourado, a apresentação do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Ascom Prefeiura de Erechim
por  Ascom Prefeiura de Erechim
07/07/2022 08:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta semana, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, a diretoria de licenciamento ambiental, Cassie Bortolassi e a Assessora técnica, Ariane Pasuch estiveram em Porto Alegre para reuniões na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o diretor de departamento de Recursos Hídricos, Ivo Lessa e o diretor do Departamento de Biodiversidade, Diego Melo Pereira.

As reuniões tiveram como pauta o protocolo do estudo para criação do Parque Vale do Dourado, a apresentação do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o qual foi elogiado devido ao modelo inovador apresentado.

Também foram viabilizadas as possibilidades de certificação pela Secretaria Estadual aos agricultores e proprietários que aderirem ao PSA. Numa proposta da Secretaria abrir novas possibilidades de parcerias, incluindo tratados relacionados a legislação vigente para parques municipais e áreas públicas.

Em reunião foi apresentado oficialmente a intenção de criação de um novo parque, com intuito de promover a preservação ambiental, turismo sustentável e geração de renda e desenvolvimento regional, situado na zona rural do município. Essa proposta tem em vista o enquadramento na categoria de parque pois garante que a unidade de conservação integra o meio ambiente a população, onde pode contemplar suas demandas ao propósito sustentável.

O local onde foi feito o diagnóstico possui características naturais e paisagísticas pelas quais integram matas nativas, declividades do relevo, potencializa atividades educacionais, recreativas e turísticas, nesses aspectos o ambiente selecionado pode consolidar a união entre o município, unidade de conservação e parque.

Ainda, cumprindo agenda de trabalho, em Nova Santa Rita, a equipe fez uma visita técnica a Fundação Proamb, instituição responsável pela utilização de resíduos industriais em coprocessamento, técnica utilizada para a geração de novas matérias através da queima desses resíduos, como em fornos de cimento por exemplo, devido à necessidade de altas temperaturas. A proposta vem a somar-se ao plano de governo, em apoio a expansão industrial do município, uma vez que não há tratamento para este tipo de resíduo na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE