Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Secretaria de Educação compra álcool gel para todas escolas e orienta sobre cuidados com o coronavírus

As aulas estão mantidas na rede estadual de ensino de SC

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
14/03/2020 22:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Estado da Educação (SED) planejou ações emergenciais voltadas às 1.065 unidades escolares de Santa Catarina para prevenir a disseminação do Coronavírus. Entre as ações estão: a distribuição de álcool em gel para as escolas, a antecipação dos recursos do cartão de pagamento (CPESC) e o adiamento de eventos de formação previstos para a próxima semana. As aulas estão mantidas na rede estadual de ensino.

Arquivo / Secom

A SED realizou a aquisição de frascos de álcool gel 70% e, a partir da próxima semana, o produto começa a ser distribuído nas 36 coordenadorias regionais de educação. Os recursos da primeira parcela do cartão CPESC, que é utilizado pelos diretores das escolas para despesas cotidianas, como compra de sabonete líquido e outros itens de higiene e limpeza, serão antecipados, com depósito a partir da próxima semana.

O cartão permite aos gestores a aquisição de materiais de consumo enquadrados como de natureza extraordinária ou urgente, de pequeno vulto e pronto pagamento, elencados conforme as necessidades escolares.

Adiamento de eventos

Dois eventos de formação previstos para a próxima semana foram adiados pela SED, como medida de prevenção. O primeiro deles, sobre o Censo Escolar, receberia 45 participantes das coordenadorias em Treze Tílias. O segundo trata do Novo Ensino Médio e reuniria 300 professores em Florianópolis. As novas datas serão informadas em breve pela SED.

Documento orienta escolas

Além dessas ações, a Diretoria de Ensino atualizou, na tarde de quinta-feira, 12, as orientações oficiais de prevenção ao Coronavírus para as coordenadorias regionais de educação. Um documento de orientação já havia sido encaminhado no dia 4 de março. Agora, com a confirmação dos dois primeiros casos de Coronavírus em Santa Catarina, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a SED reforça o apelo às unidades escolares de todo o Estado para que estejam atentas às medidas de prevenção para evitar o contágio.

Elas envolvem ações de higiene pessoal e limpeza no ambiente escolar, além de divulgação do cartaz informativo produzido pela SES em locais de grande circulação de estudantes, funcionários e familiares.

O secretário da SED, Natalino Uggioni, destaca que todas as ações em curso têm caráter preventivo:

“Estamos informando a comunidade escolar e reforçando os hábitos para a prevenção do vírus. Dessa forma, poderemos ter um resultado efetivo. É momento de estarmos atentos e disseminarmos sempre as informações dos órgãos de saúde oficiais, evitando criar pânico”, finaliza.

Algumas das orientações enviadas às unidades escolares.

  • Organizar trabalho pedagógico de prevenção à doença com orientações sobre medidas de higiene pessoal, como por exemplo, a prática da etiqueta da tosse;
  • Professores, funcionários e estudantes devem intensificar a higienização das mãos, manter arejados os ambientes escolares e utilizar adequadamente os bebedouros;
  • Intensificar a limpeza do prédio escolar, principalmente de maçanetas, torneiras, bebedouros e computadores. Aconselha-se que a desinfecção de mesas e cadeiras seja realizada a cada mudança de turno, utilizando material de limpeza apropriado;
  • Fixar material informativo sobre a prevenção da gripe em locais de grande circulação de estudantes, funcionários e familiares.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE