Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretaria da Saúde do RS orienta profissionais e população sobre novo coronavírus

Os sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia.

Secom/Piratini
por  Secom/Piratini
23/01/2020 20:20 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde (SES), por intermédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), está orientando as redes de saúde pública e privada sobre notificação de casos suspeitos de doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus. 

O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou nesta quinta-feira (23/1) um boletim epidemiológico sobre essa nova cepa viral. Desde o final de 2019, quando foram detectados na China casos de doença respiratória provocada pelo coronavírus, os Estados vêm monitorando o evento, em conjunto com o ministério.

Como resultado deste trabalho, as instituições de saúde lançaram um alerta para eventuais casos de pessoas com sintomas suspeitos e que tenham histórico de viagem para áreas de transmissão nos últimos 14 dias. Os sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia.

O Rio Grande do Sul, no momento, não tem nenhuma situação relacionada ao novo coronavírus em investigação. O único caso suspeito até agora, notificado ao MS na quarta-feira (22/1), foi descartado. Tratava-se de uma pessoa que passou 18 dias trabalhando na China e que procurou atendimento médico com febre e tosse. Após serem tomadas as medidas preconizadas para atendimento de caso suspeito, o resultado foi negativo, e o paciente não está internado.

A OMS detectou que a transmissão pessoa a pessoa está acontecendo entre familiares e profissionais de saúde em contato com indivíduos infectados na cidade de Wuhan (China) que é, até o momento, o único local conhecido com transmissão.

Recomendações

Para os casos suspeitos, é recomendado:

• Paciente deve usar máscara cirúrgica logo no início e ser mantido em quarto privativo.

• Profissionais devem usar medidas de precaução padrão.

• Casos graves devem ser encaminhados para um hospital de referência.

• Casos leves devem ser acompanhados pela atenção básica em saúde.

Portos, aeroportos e fronteiras

A vigilância sanitária orienta adoção de medidas nos pontos de entrada no país:

• Atenção para detectar suspeitos.

• Orientação para notificação imediata destes casos.

• Elaboração de avisos sonoros com recomendações sobre sinais, sintomas e cuidados básicos.

• Intensificar procedimentos, limpeza e desinfecção de equipamentos de proteção individual (EPI).

• Orientar equipes dos postos médicos quanto à detecção de casos suspeitos.

• Atender a possíveis solicitações de listas de viajantes para investigação de contato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE