Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria da Saúde de Aratiba faz triagem e monitoramento do Covid-19 e outras doenças gripais.

O serviço garante o diferencial de poder cuidar dos pacientes e garantir que todos sejam assistidos.

Assessoria/ Marli Bertotti
por  Assessoria/ Marli Bertotti
30/07/2020 16:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste momento em que o cuidado e o diagnóstico precoce dos casos de síndrome gripal e outras patologias, como também de suspeita de Coronavírus, fazem o grande diferencial para que os pacientes se sintam amparados para enfrentarem o isolamento e o possível adoecimento, é fundamental seguir os protocolos e as orientações médicas.

Pensando assim, a Secretaria da Saúde de Aratiba e a Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba- ACHA, orientam a população sobre os cuidados e procedimentos que devem seguir ao buscar atendimento ou quando são orientados a ficar em isolamento. “Os protocolos orientados pelas Secretarias e o Ministério da Saúde garantem que todos, independente da região, possam receber o melhor atendimento e o diagnóstico preciso e confiável”, salienta a secretária da Saúde, Mengéle Wermeier.

Uma das ações recomendadas pelos protocolos é a trigem que pode reduzir o fluxo em hospitais e consequentemente evitar a contaminação de pacientes que já estejam vulneráveis. Segundo a Enfermeira Joseani Pichinin Paini , “ na UBS a triagem é realizada por equipes de profissionais de Saúde que investigam a existência de sinais e sintomas de Síndrome Gripal e logo após os pacientes são encaminhados a consulta médica seguindo protocolo do Ministério da Saúde”. Os pacientes que dentro desta avaliação, estiverem com sua imunidade comprometida e vulneráveis aos fatores de adoecimento são acompanhados pelas equipes de saúde.

Durante os dias em que o paciente fica em isolamento domiciliar a equipe da Unidade Básica de Saúde, responsável pelo monitoramento, faz acompanhamento diário e registra os dados nos prontuários que estão arquivados e servem como material de análise de cada caso e cada grupo afetado.

Para cada paciente positivado e isolado, seguem as orientações dadas aos familiares e pessoas que nos últimos dias as acompanharam e conviveram de forma mais intensa e direta. Para a equipe do COVID-19, “esse diálogo com os pacientes possibilita maior segurança frente ao caso clínico e abrange todos os envolvidos também garantindo aos pacientes acesso mais rápido em qualquer avanço se sintomas”.

O Coronavírus age de forma diferente em cada organismo. Existem desde doentes sem sintomas até aqueles que tem os sintomas intensificados. Por isso, “a interação das equipes de saúde e a análise dos sintomas pelos profissionais é o que torna segura e confiável cada ação em nosso município”, salienta a Secretária.

As ações da Secretaria visam que as equipes médicas e de enfermagem, os gestores e a comunidade possam ter a segurança frente às ações de combate e controle, de orientação e cuidado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE