Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
DAVID TALUKDAR
Saúde

Secretaria da Saúde confirma transmissão comunitária da Varíola dos Macacos no RS

Atualmente o Estado tem 54 casos confirmados e 255 casos em investigação

Ascom SES
por  Ascom SES
18/08/2022 20:28 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A transmissão comunitária da Monkeypox no Rio Grande do Sul foi confirmada nesta quinta-feira (18/8), pela Secretaria da Saúde (SES). Essa situação ocorre quando não é possível identificar a origem da infecção. 

Porto Alegre havia declarado este tipo de transmissão da doença na última sexta-feira (12/8), medida já adotada por outros municípios.

Em 22 dos casos confirmados no Estado, até o momento, em diferentes municípios, a notificação não relata histórico de viagem ou contato com caso confirmado. 

Embora em alguns desses a investigação epidemiológica ainda esteja em andamento, a transmissão comunitária no território do Estado já pode ser definida como existente. Atualmente o Estado tem 54 casos confirmados e 255 casos em investigação.

Sobre a doença

A monkeypox é causada por um vírus. Foi diagnosticada e identificada na década de 1960 primeiro em macacos, por isso ficou conhecida como “varíola dos macacos”. Essa doença tem caráter endêmico em alguns países da África Central e da África Ocidental.

Ao longo da história da saúde pública mundial, houve surtos em alguns países, como, por exemplo, nos Estados Unidos, mas com poucos casos. Neste ano foi identificado o primeiro grande surto em países não endêmicos, ou seja, países que não são da África Central e da África Ocidental, com circulação sustentada do vírus.

Transmissão, prevenção e tratamento

A principal forma de transmissão é por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado. O período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento de sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas podendo chegar a 21. Inicialmente a pessoa apresenta febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Lesões na pele costumam surgir mais frequentemente na face e extremidades.

Considerando que a transmissão ocorre por contato direto prolongado com pessoas infectadas ou por objetos contaminados (como toalhas, lençóis, talheres), recomendam-se como formas de prevenção o isolamento dos doentes (com uso de máscara) e a intensificação de medidas de higiene individuais (lavagem de mãos) e ambientais (desinfecção de superfícies de toque do paciente).

Os pacientes diagnosticados devem receber líquidos e alimentos para manter o estado nutricional adequado e manter as lesões cutâneas limpas e secas.

Mais informações com orientações sobre a doença, prevenção e notas técnicas direcionadas aos serviços de saúde estão disponíveis no site da Atenção Básica da SES neste link.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE