Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria da Saúde amplia testes rápidos para hospitais e população economicamente ativa do RS

Inclusão dos grupos foi anunciada em videoconferência nesta quarta-feira

CP
por  CP
06/05/2020 16:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a abertura gradual das atividades econômicas em parte do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou, nesta quarta-feira, que vai incluir a população economicamente ativa, além da comunidade hospitalar, na aplicação em massa de testes rápidos. A inclusão dos dois grupos só foi possível com a chegada de um novo lote, com mais de 85 mil testes, ao Rio Grande do Sul. A ampliação da testagem foi anunciada pela secretária de Saúde, Arita Bergmann, e pelo governador Eduardo Leite, em videoconferência nesta quarta-feira.

"Estávamos priorizando trabalhadores da saúde e segurança sintomáticos. A partir deste novo lote encaminhado do Ministério da Saúde, vamos incluir hospitais e a população economicamente ativa. Estamos vendo, principalmente, pelas questões dos surtos que precisamos apresentar este teste para novos critérios”, apontou a secretária Arita Bergmann. Conforme ela, o Estado já recebeu ao todo 282 mil testes rápidos.

As inclusões, feitas pelas Prefeituras, de dados de casos positivados no sistema de monitoramento de coronavírus no RS iniciou nesta terça-feira. Por isso, é esperado que os números sejam elevados nos próximos dias. No entanto, o aumento expressivo dos casos confirmados não irá influenciar na determinação de “bandeiras de riscos” às regiões do Estado, uma vez que a avaliação também leva em consideração o número de mortes pela doença. As duas únicas regiões que devem ter uma releitura de suas bandeiras, de forma excepcional, são Passo Fundo e Lajeado.

Inclusão dos grupos foi anunciada em videoconferência nesta quarta-feira | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

Durante a videoconferência, o governador Eduardo Leite também anunciou a conclusão do acordo com companhias de telefonias da Claro, Oi, Vivo e Tim para acesso as informações como subsídio no enfrentamento da Covid-19. “Os dados que chegam ao governo do Estado são dados agregados, não individualizado, com todo o respeito ao que diz o Marco Regulatório da Internet e a legislação de proteção à privacidade sendo obedecida. O que nos interessa são dados agregados que mostram movimentações de grandes grupos no território, para termos os mapas de calor apontando onde eventualmente possa estar havendo aglomerações”, ressaltou o governador. Os dados devem ficar concentrados numa “nuvem pública”, de forma anônima.

Leite ressaltou que os prefeitos das cidades das regiões dos Vales e Norte que estejam descumprindo as normas do decreto estadual, que prevê a suspensão das atividades econômicas, podem “sofrer sanções”, assim como o próprio comércio ser notificado pelo Ministério Público. “Rogamos aos prefeitos que atendam, obedeçam ao decreto, da forma como está. Não é uma obediência ao governador, mas à ciência. Uma atenção aos estudos científicos e uma atenção e uma obediência a priorização da saúde e da vida dos seus próprios cidadãos”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE