Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reuters/Ueslei Marcelino/ Direitos Reservados
Rio Grande do Sul

Secretaria da Saúde amplia protocolos de testagem da Covid no RS

Governo também anunciou distribuição estratégica de testes rápidos para contenção de surtos em indústrias e abrigos de idosos de longa permanência

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/05/2020 17:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira, a ampliação dos critérios e protocolos para a aplicação de testes rápidos no Rio Grande do Sul. Dessa forma, a nova remessa de 135 mil testes rápidos que deve chegar aos municípios gaúchos, a partir desta semana, vai ser aplicada também em pessoas com sintomas do coronavírus acima de 55 anos – o critério anterior era de pessoas acima de 60 –, pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), todos os trabalhadores de saúde que atendam em instituições hospitalares, profissionais de veículos de transporte de carga e de transporte público e todos os casos de síndromes gripais atendidas em unidades sentinelas da rede de saúde.

A aplicação de testes rápidos também vai ser ampliada a cohabitantes dos casos positivos de RT-PCR, ou seja, pessoas que vivem no mesmo domicílio com o paciente infectado. A população privada de liberdade no estado também deve receber parte da terceira remessa de testes enviadas pelo Ministério da Saúde.

O Executivo também anunciou a distribuição do estoque de exames para regionais de saúde como estratégia de contenção de surtos em indústrias e abrigos residenciais de idosos de longa permanência.

“Um surto acaba atingindo mais de um município. Então, nos pareceu correto ativar as regionais para nos ajudar neste contingenciamento e às vezes apoiar um, dois, três municípios atingidos”, apontou o coordenador do Centro de Operações de Emergências, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marcelo Vallandro. Todos os protocolos para uso das testagens devem ser publicados em nota informativa da SES ainda hoje.

Os novos passos da estratégia do governo estadual no enfrentamento à pandemia deverão ser orientados levando em consideração os resultados de mais uma etapa da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) sobre a prevalência do vírus na população gaúcha. Os resultados serão entregues ao governador Eduardo Leite nesta quarta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE