Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Secretaria da Agricultura anuncia R$ 850 mil do Fundomate para o setor

Recursos são destinados à promoção e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate no Estado

Ascom Seapi
por  Ascom Seapi
25/04/2023 22:25 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou a liberação de R$ 850 mil oriundos do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Estado (Fundomate). A iniciativa busca o fomento e a realização de ações para a promoção e o desenvolvimento do setor produtivo da erva-mate. A assinatura do termo de parceria foi realizada pelo titular da Seapi, Giovani Feltes, nesta segunda-feira (24/4), data em que se comemora o Dia do Chimarrão, um dos principais símbolos da cultura gaúcha.

O responsável pela gestão e execução do plano de ações será o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e o recurso terá vigência de um ano, sendo o pagamento realizado em duas parcelas semestrais.

“O governo do Estado visa possibilitar a ampliação de mercados e melhorar a qualidade daquilo que produzimos e industrializamos aqui no Rio Grande do Sul”, ressaltou o secretário da Agricultura. “Esse termo garante um cultivo que é tão importante, tão histórico e cultural. A cultura da erva-mate é uma cadeia que sustenta boa parte da agricultura familiar.”

Os recursos serão utilizados para diversas ações, como o fortalecimento e organização das entidades representativas regionais, promoção e comunicação, consultorias técnicas e estudos setoriais, pesquisa, desenvolvimento de equipamentos e eventos oficiais ligados ao setor da erva-mate.

O presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, reforçou que o Fundomate se soma aos esforços já investidos por toda a cadeia produtiva da erva-mate, do produtor ao industriário, das entidades às autarquias. "Esse é um recurso importante para as demandas e aprimoramento do nosso mercado, para o desenvolvimento de novas pesquisas, de novos equipamentos, além de contribuir para a presença institucional do setor em diferentes eventos e feiras”, disse Tomelero. “Também é necessário para a realização de cursos de boas práticas, de poda e colheita, de beneficiamento, entre outras atividades. E dará continuidade ao desenvolvimento de projetos específicos em cada um dos cinco polos ervateiros do Estado.”

Dados da Seapi apontam que, em 2021, o Rio Grande do Sul aparece à frente de outros Estados na produção de folha verde, com 242 mil toneladas.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE