Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Seca deixa centenas de famílias sem água potável em Frederico Westphalen

Prefeitura envia caminhões-pipa para abastecer as residências

Correio do Povo
por  Correio do Povo
04/05/2020 14:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Não bastasse a situação de calamidade pública, em função do Covid-19, o município de Frederico Westphalen enfrenta situação de emergência por causa da estiagem, que deixa centenas de famílias no interior do município sem água potável. São 20 localidades que recebem o socorro da prefeitura. Pelas secretarias de Obras e Agricultura, é transportada água da cidade até reservatórios comunitários da zona rural.

Poços artesianos secaram e prefeitura transporta água para 20 comunidades | Foto: PMFW / Divulgação / CP

O secretário de Obras, Paulo Tigmann, disse que, em média, sete cargas de água, com 9 mil litros cada uma, são realizadas diariamente. “O caminhão-pipa é abastecido na Corsan, na cidade, e segue para o interior do município abastecendo reservatórios comunitários, de onde parte a rede de distribuição até as residências”. Ele informou que centenas de famílias estão incluídas nesse mutirão de socorro.

Segundo Tigmann, há mais de três meses não chove forte para garantir a recuperação dos mananciais hídricos. “Uma dezena de poços artesianos estão secos, assim como as fontes naturais de onde muitas vezes era captada a água para consumo doméstico”, observa.

O secretário de Agricultura, Ledonir Queiroz, afirmou que carros da prefeitura também transportam pelo menos 120 mil litros de água diariamente para abastecer os rebanhos de suínos e bovinos em 15 localidades do interior do município. “A água é recolhida numa represa localizada no bairro Fátima, na cidade, e transportada até as propriedades rurais. É uma situação emergencial para evitar a morte de animais”, disse.

Queiroz afirma que somente com precipitações que somem 200 milímetros é possível iniciar a recuperação da vazão de rios e fontes. “Rios, riachos e açudes estão secos, assim como poços artesianos, uma situação que não ocorria há vários anos”, observa.

Ele anunciou que a estiagem está provocando perdas econômicas consideráveis, com queda de pelo menos 30% na produção de leite. As pastagens são afetadas diretamente e os produtores encontram dificuldades de garantir o alimento para os rebanhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE