A VERDADE NA MESA

Sebrae RS promove debate sobre mitos e verdades da carne na Expointer

O objetivo é disseminar informações técnicas e científicas sobre a carne bovina, esclarecendo mitos relacionados ao seu consumo e à produção pecuária.

Por Assessoria/SEBRAE RS Publicado em 29/08/2025 21:57 - Atualizado em 29/08/2025 22:24

No dia 1º de setembro de 2025, das 10h às 14h, o Sebrae RS, em parceria com a Embrapa e o Frigorífico Minerva, realiza o evento “Menos Mitos, Mais Ciência – o papel da carne na alimentação”, durante a Expointer, no estande do Sebrae e Simers, localizado no Pavilhão de Máquinas do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A atividade deve reunir cerca de 50 pessoas, com foco no público urbano que visita a feira.



O objetivo é disseminar informações técnicas e científicas sobre a carne bovina, esclarecendo mitos relacionados ao seu consumo e à produção pecuária. “Vivemos na era da informação, mas ainda existe muita falta de conhecimento. A carne muitas vezes é vista como vilã, assim como a própria pecuária. O que queremos é mostrar ao consumidor, com base na ciência, quais são os fatos sobre os nutrientes da carne, sua importância para a saúde e o papel da produção pecuária para a economia e o meio ambiente”, destaca André Luis Bordignon, Analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS.

A programação inclui duas palestras com especialistas Elen Nalério, que é médica veterinária e pesquisadora em ciência da carne na Embrapa e Cristina Genro, que é pesquisadora e especialista em mudanças climáticas na Embrapa.

Em seguida, será realizada uma análise sensorial às cegas: cada participante receberá três amostras de contrafilé, preparadas de acordo com critérios técnicos da Embrapa, sem temperos ou sal, para comparar características de carnes provenientes de dois sistemas produtivos – a pasto e confinamento.

Os avaliadores não saberão previamente a origem de cada amostra e poderão registrar suas percepções em fichas de avaliação.

Após a atividade, será servida uma degustação de carne, totalizando cerca de 20 kg preparados para o público. O corte contrafilé foi escolhido por ser referência em pesquisas de ciência da carne, devido à sua padronização e representatividade da carcaça bovina.

Segundo Bordignon, o evento reforça a importância de aproximar ciência e consumidor. “É um alimento fundamental para alimentação da população e por muitas vezes imaginamos que as pessoas sabem as informações nutricionais da carne e não é esta realidade. As embalagens de carne não comunicam todos os nutrientes presente neste alimento que é uma das principais fontes de proteína da nossa alimentação.

Em sua terceira edição, o “Menos Mitos, Mais Ciência” busca ampliar o debate sobre o papel da carne na alimentação e gerar confiança por meio de informação imparcial, técnica e de qualidade.

Termos relacionados