Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Segurança

SEAPEN apresenta atualização do Plano de retomada de visitas

Os novos passos da retomada foram apresentados em reunião no último sábado.

SEAPEN/SUSEPE
por  SEAPEN/SUSEPE
22/11/2020 21:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em reunião realizada no dia 21 de novembro, o Secretário Cesar Faccioli apresentou a atualização do plano de retomada gradual e controlada de visitas no sistema prisional. Após um mês de implantação, foi possível atualizá-lo, flexibilizando requisitos para a visita íntima. O plano foi discutido e validado pela Secretaria da Saúde e, na reunião de ontem, apresentado aos integrantes do Grupo Interinstitucional, recebendo aprovação dos representantes do Poder Judiciário, o Juiz-Corregedor Dr. Alexandre Pacheco, da OAB, o Dr.Roque Reckziegel, do Conselho Penitenciário, o Dr. Renato Kraemmer Peixoto, e do CNJ, Dra. Isabel Oliveira. O plano iniciado em 16/10 previa que a visita íntima somente seria retomada após a sexta semana consecutiva de bandeira amarela. Com a alteração, a visita íntima será possível a contar de dezembro, já na primeira semana de bandeira amarela, desde que o estabelecimento prisional esteja apto a receber visita social.

Na oportunidade, o Secretário Faccioli e o Chefe de Gabinete da Seapen, Pablo Vaz, esclareceram às integrantes dos coletivos que representam familiares de pessoas presas os detalhes da atualização do plano, tendo o Secretário destacado que “mesmo compreendendo o sofrimento de esposas e familiares, esta seria a flexibilização possível, considerando a vinculação do plano ao modelo do Governo e o momento de piora do quadro no Estado”, acrescentando que “qualquer mudança deve considerar a necessidade de isonomia de tratamento da população prisional, respeitadas as características de cada unidade”. Todas as representantes presentes se manifestaram, expondo suas razões, postulando mais flexibilizações e fazendo algumas reivindicações pontuais.

As representantes da Secretaria da Saúde prestaram todos os esclarecimentos solicitados, sendo que a Diretora Ana Costa. Do Departamento de Ações em Saúde da SES destacou que “o agravamento de alguns indicadores regionais, como a taxa de ocupação de leitos, exige do Executivo prudência e responsabilidade e, por isso, a atualização proposta pela Seapen/Susepe seria a possível neste momento, lembrando que o plano é dinâmico e permanece sendo monitorado”. Participaram da reunião, o Superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, o Diretor do Desep, Cristiano Fortes e a Diretora do Centro Estadual de Vigilância e Saúde, Cynthia Bastos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE