Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

SC vai ter parcelamento do IPVA em até 12 vezes

O pagamento de multas também poderá ser parcelado em até 12 vezes em Santa Catarina, igual ao IPVA.

NDMais
por  NDMais
01/03/2022 20:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Boa notícia para os motoristas! Em até 10 dias será publicada a minuta que prevê o parcelamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e multas em até 12 vezes em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o projeto está na Casa Civil.

A opção de financiamento está disponível tanto para cartão de débito, quanto de crédito. A lei 17.891/2020, originada de um projeto do deputado Milton Hobus (PSD), foi sancionada há dois anos, e até o momento não havia sido colocada em prática.

Foi somente a partir de reclamações de proprietários de veículos sobre a impossibilidade de realizar os pagamentos a longo prazo que o Procon foi acionado para resolver a situação. A medida, no entanto, não valerá para multas inscritas em dívida ativa.

Parcelamentos inscritos em cobrança administrativa e veículos licenciados em outros Estados também não podem ser enquadrados nesta norma.

Para que a lei passe a valer, o Estado deverá credenciar as instituições financeiras que tenham interesse em intermediar esse pagamento por meio de cartões, desde que isso não gere ônus para os cofres públicos.

Até o momento, o serviço era prestado por despachantes, com a cobrança de juros. Já o pagamento diretamente com o Estado, sem a cobrança de juros, pode ser parcelado em apenas três vezes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE