Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

SC tem três dias seguidos de neve pela 1ª vez em 20 anos

Urupema e São Joaquim, na Serra, ficaram com ruas, árvores e carros cobertos pelo gelo.

NSCTotal
por  NSCTotal
30/06/2021 11:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Voltou a nevar em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (30). O fenômeno ocorreu em Urupema e São Joaquim, na Serra. Esse é o terceiro dia seguido com registro do fenômeno no Estado, conforme a Epagri/Ciram, que monitora a as condições climáticas. É a primeira vez que isso ocorre desde 2000.

Praça de Urupema ficou coberta por neve (Foto: Eduarda Demeneck, Arquivo pessoal )

A camada de neve cobriu carros, árvores e mudou a paisagem das ruas. O fenômeno foi registrado na segunda-feira (28) e na terça-feira (29) em pelo menos seis municípios de SC — Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, na Serra, e Irani e Água Doce, no Oeste.

Carro ficou coberto por neve em Urupema(Foto: Eduarda Demeneck, NSCTV)

Na terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia possibilidade de nevar em 23 municípios de Santa Catarina.

Ruas ficaram cobertas por neve em Urupema (Foto: Eduarda Demeneck, NSCTV)

Um aviso meteorológico publicado pela Epagri/Ciram estimava que havia chance de nevar até as 10h da manhã desta quarta. Há possibilidade, também, de chuva congelada no Planalto Sul. Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte. Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis tem chance de geada.

Nesta terça, vale lembrar, a reportagem da NSC flagrou a formação de sincelo no Morro das Torres, em Urupema. O fenômeno — que não é nem neve, nem chuva congelada — formou gelo em plantas, esbranquiçou a paisagem e encantou os turistas que subiram a Serra à procura do frio e do cenário gelado.

Neve modificou a paisagem de São Joaquim na manhã desta quarta-feira (30)(Foto: Mycchel Legnagi, São Joaquim Online)

Neve em 2000

O último registro de três dias de neve em Santa Catarina aconteceu em julho de 2000. Naquele ano, segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno ocorreu em sete municípios — Campos Novos, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada, Lages e São Joaquim — nos dias 11, 12 e 13.

No inverno daquele ano, ainda segundo a Epagri, Florianópolis teve mínima de 0°C e geada.

Veja as mínimas registradas em SC nesta quarta:

  • Bom Jardim da Serra: -3,9°C
  • Urubici: - 2,13°C
  • Urupema: - 1,36°C
  • São Joaquim: -1,6°C
  • Florianópolis: 4°C

Tempestade Raoni fecha portos em SC e impede movimentação de navios

A entrada e saída de navios nos portos de Itajaí e Navegantes, que integram o Complexo Portuário do Itajaí-Açu, está suspensa desde a tarde de terça-feira (29). A forte correnteza, que é consequência da passagem da tempestade tropical Raoni pelo Litoral catarinense, coloca em risco as condições de navegação.

O fechamento do canal de acesso aos portos é determinado pela Marinha, de acordo com as informações de segurança da Praticagem, que executa as manobras dos navios.

Ao todo, sete manobras estavam previstas para esta quarta – três saídas de navios que estão atracados, e outras quatro entradas. Por enquanto, todas as movimentações seguem suspensas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE