Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC tem 62 casos confirmados de sarampo

Maioria de pacientes infectados são de Florianópolis e Joinville

NSCTotal
por  NSCTotal
05/03/2020 09:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina tem 62 casos confirmados de sarampo em menos de dois meses, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta quarta-feira (4). Outros 57 pacientes que apresentaram os sintomas da doença estão em investigação. Os números mantêm a situação de surto ativo no estado.

A maioria de pacientes contaminados em SC desde 2019 são adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Se levar em consideração os números do ano passado, ao menos 160 pessoas infectadas estão dentro desta faixa etária, o que corresponde a 44% do total. Com 98 casos, em segundo lugar na lista da doença, estão os jovens com idade entre 15 e 19 anos.

A cidade com a situação mais preocupante devido ao número de pacientes confirmados com sarampo continua sendo Florianópolis, com 25 casos, seguida de Joinville, com 18 e Porto União, com seis. Em 15 de fevereiro, no Dia D de vacinação, a Capital catarinense chegou a 11 mil imunizações.

O sarampo é uma doença respiratória extremamente contagiosa e de rápida transmissão, que pode evoluir com gravidade e cursar complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e ao falar.

Recomendações

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina ressalta que a vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba.

O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação versão 2020 com uma dose da vacina aos 12 meses e com reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 59 anos de idade; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE