Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Maurício Vieira/Secom
Santa Catarina

SC tem 31 mortes por coronavírus e 962 pacientes contaminados, atualiza Estado

Governo de Santa Catarina emite portaria para uso de máscaras em estabelecimentos

NSCTotal
por  NSCTotal
17/04/2020 19:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Subiu para 31 o número de mortes e para 962 o de pacientes contaminados por coronavírus em Santa Catarina, conforme atualização do governo do Estado dessa sexta-feira (17). Em relação ao dia anterior, são 36 casos e uma morte a mais - de uma mulher de 69 anos, em Penha.

Em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão 103 pessoas, 58 delas positivadas para Covid-19 e as demais em investigação. Entre o total de hospitalizados, 69 pacientes seguem com uso de ventilação mecânica, atualizou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

Deram alta de leitos de UTI, desde o início da pandemia no estado, 131 pessoas. Entre elas, havia pacientes com confirmação de coronavírus ou aguardando resultado de testes. O total de leitos reservados para pessoas que contraírem Covid-19 é 381. Atualmente, estão disponíveis 274 leitos de UTI para atender pacientes infectados. A taxa de ocupação dos leitos é de 16,27%, segundo o secretário de Saúde Helton Zeferino.

O Estado também contabiliza 94 municípios com casos confirmados. Em 20 deles há registro de óbitos pela infecção. Florianópolis segue na frente em número de pessoas contaminadas, com 221 pacientes com diagnósticos positivos, seguido de Joinville com 85, e Blumenau com 75.

Portaria obriga uso de máscaras

Antes mesmo de anunciar a publicação no Diário Oficial do Estado da portaria que trata sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em Santa Catarina, Carlos Moisés citou um artigo que aborda a manutenção desse utensílio como medida de proteção eficiente no combate ao coronavírus. Segundo ele, o estudo faz um comparativo entre os números de pessoas que poderiam contrair a infecção sem o uso de máscaras e com o uso delas.

Segundo mencionou o governador, se um total de 100 pessoas positivadas para Covid-19 circularem sem utilizar máscara, transmitirão a doença para 30 mil pessoas, ao menos. Se o mesmo número de pessoas circularem utilizando o utensílio de segurança, serão contaminados 600 pessoas. 

O uso da máscara, com algum percentual, ajuda na precaução. Por isso foi emitida portaria hoje (17/4) que determina o uso dela. Assim, todo o estabelecimento público ou privado de SC deve assegurar que todas as pessoas façam a higienização com álcool 70% e uso de máscaras. O descumprimento da medida gera infrações. Quem fiscalizará é a vigilância sanitária e as forças policiais - esclareceu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE