Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC registra 29 mortes por coronavírus e tem 884 pacientes contaminados

Idosa de 83 anos, que morava em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, é a vítima mais recente da Covid-19 em Santa Catarina

NSCTotal
por  NSCTotal
15/04/2020 21:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais uma morte por coronavírus em Santa Catarina foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo governo do Estado. Foi de uma idosa de 83 anos, que morava em uma casa de repouso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC. Com esse óbito, o número de mortes chega a 29. Outros 31 novos pacientes tiveram diagnóstico positivado para a doença. Assim, o número de casos chega 884 em todo o território catarinense.

Reprodução

Em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão hospitalizadas 98 pessoas infectadas pelo vírus ou em investigação para doença. Dessas, 63 utilizam ventilação mecânica. Já o número de pessoas que deixaram os leitos de alta complexidade chega a 111, atualizou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em transmissão ao vivo.

- Temos a situação sob controle. Mais de 100 pessoas que estavam em UTI estão se curando e suportando a doença. Todos que foram internadas e tratadas dentro de um protocolo igual, utilizado em todos os hospitais de Santa Catarina, sejam eles do Estado, municipais ou filantrópicos - comentou Moisés. 

Liberação de missas e cultos 

O governador Carlos Moisés deu sinais, durante coletiva de imprensa, de que a liberação das atividades em igrejas pode voltar a ocorrer em breve, desde que seja traçado um plano com regras a serem seguidas tanto por fiéis, quanto por colaboradores de paróquias e cultos. Segundo ele, é uma análise que já ocorre, "mas com muita calma", já que o objetivo é garantir a segurança da população:

- A gente tenta construir um modelo que consiga regulamentar missas e cultos, com público mínimo e, também, sobre como servir a comunhão para que não haja contato físico. Inclusive, vamos conversar com alguns deputados que integram bancada de segmentos religiosos, para que possam colaborar nesse sentido. 

Abertura de academias

Após manifestações em todo o Estado, com pedidos para que as atividades voltassem em academias, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a reabertura dos espaços nesta quarta-feira. O projeto agora segue para o governador sancionar, caso concorde que o serviço é essencial.

Moisés antecipou que considera a atividade física fundamental para todos e que aguarda uma proposta do Conselho Regional de Educação Física (CREF3) com um modelo seguro para a retomada das atividades, a fim de evitar o contágio pelos professores e alunos.

- Sabemos da importância do bem estar físico, mas temos um dilema sobre compartilhar equipamentos, tocar, escorrer suor na testa. É um ambiente em que as pessoas se reúnem e o batimento cardíaco acelera, a inalação aumenta, assim como a proliferação de partículas. Tem o deslocamento de partículas em suspensão, seria ato de irresponsabilidade fechar os olhos para estes fatores. Vamos ouvir o setor para ver de que forma podem atuar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE