Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

SC muda contagem de recuperados e casos ativos caem para menos de 2 mil

Secretaria de Saúde explica que passou a seguir critérios da OMS e Estado tem agora 11.833 pessoas recuperadas, alta de 2,4 mil em um dia.

ND Notícias
por  ND Notícias
15/06/2020 22:02 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A forma de avaliar os casos de recuperados e ativos do novo coronavírus foi alterada em Santa Catarina. Agora, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15), o estado tem apenas 1.928 casos ativos e 199 mortes pelo novo coronavírus em Santa Catarina.

Outras 11.833 pessoas são consideradas recuperadas pela secretaria de Estado da Saúde. Isto significa que 84,76% das pessoas que foram contaminadas já não estão mais com a Covid-19 em Santa Catarina.

Já a taxa de letalidade agora é de 1,43%, percentual que tem oscilado pouco desde o início do mês. Com os novos dados, o estado é o 18º em número de casos no Brasil, e acumula aproximadamente 207 casos a cada 100 mil habitantes.

A mudança ocorre 95 dias depois da primeira confirmação de um caso de coronavírus em Santa Catarina, que dá uma média de cerca de 146 casos por dia – Foto: PMI/Divulgação/ND

As mortes mais recentes são de dois homens, um de Ilhota, de 75 anos, e um de Caçador, 89. Também foram divulgadas as mortes de duas mulheres, uma de Xaxim, com 91 anos, e a outra de São João Batista, de 78. Todos eles apresentavam comorbidades.

Mudança segue critérios da OMS

A alta repentina no número de recuperados e consequente queda brusca nos casos ativos ocorre por mudança de metodologia. Segundo a secretaria de Estado de Saúde, Santa Catarina passou a seguir os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com isso, são considerados recuperados todos os pacientes “que tenham recebido alta hospitalar e, para casos leves, os que passaram 14 dias do início dos sintomas sem evolução a óbito”, explicou o órgão. A metodologia anterior enquadrava nesta situação somente os que passavam 21 dias depois do início dos sintomas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE