Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

SC emite alerta máximo para prevenir gripe aviária

Estado não registrou diagnósticos positivos da doença até o momento

NSCTotal.
por  NSCTotal.
23/05/2023 20:47 – atualizado há 24 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o país em estado de emergência para a gripe aviária após registros de casos em aves silvestres, Santa Catarina emitiu alerta máximo com as medidas de prevenção contra a doença. Em nota, o governo afirmou que não houve diagnósticos positivos no Estado até o momento, mas que, mesmo assim, é necessário o reforço das medidas de segurança.

É recomendado, portanto, que os produtores proíbam visitas ao sistema de produção, além de aumentar as medidas de biosseguridade. Uma possível chegada da influenza aviária "pode trazer prejuízos para toda a cadeia produtiva catarinense e nacional", informou o governo em nota.

A realização de exposições, feiras ou eventos com aglomeração de aves está suspensa em Santa Catarina por tempo indeterminado. O consumo de carne de aves e ovos, porém, não deve ser uma preocupação.

Toda e qualquer suspeita, que inclua sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita devem ser notificados urgentemente à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Caso seja identificada alguma ave doente ou morta, é recomendado que o animal não seja tocado ou levado para casa e que o órgão seja acionado.

“O momento requer atenção máxima e, diante do risco ambiental da introdução desta doença e da importância econômica e social da avicultura para o Estado de Santa Catarina, a adoção dessas medidas é de extrema relevância”, escreveu em nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE