Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

SC decreta estado de emergência zoossanitária após 2º caso confirmado de gripe aviária

O primeiro caso foi registrado em 27 de junho, em São Francisco do Sul e o segundo, no último sábado, dia 15, em Maracajá.

Assessoria
por  Assessoria
20/07/2023 22:00 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O caso de gripe aviária que motivou o embargo de importações de carne de frango do Brasil, afetando a economia catarinense, gerou mais um efeito. Nesta quinta-feira (20), o governador Jorginho Mello (PL) decretou estado de emergência zoossanitária em Santa Catarina.

Além disso, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, foi autorizado a expedir atos complementares, regulando situações específicas.

A confirmação do caso de gripe aviária que fez o governo japonês suspender a compra de carne de frango e seus subprodutos comercializados por Santa Catarina ocorreu em Maracajá, município do Sul, no último sábado (15).

A suspensão da importação pelo Japão foi informada na segunda-feira (17) pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Ciente do prejuízo que a medida pode trazer ao Estado, o governador pediu ajuda ao Ministério da Agricultura, conversando pessoalmente com o ministro Fávaro na terça-feira (18) e ao embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, que visitou e almoçou com o governador na Casa D’Agronômica, na quarta-feira (19).

Conforme Jorginho, representantes do governo federal viajam para o Japão nesta sexta-feira (21) e, entre diversos assuntos, a prioridade será solicitar a revogação do embargo.

O segundo caso de gripe aviária em ave doméstica foi confirmado no último sábado e não compromete a produção comercial de aves, que continua livre da doença, informou a Secretaria de Estado da Agricultura. O primeiro foi em 27 de junho, em São Francisco do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE