Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

SC começa vacinar trabalhadores da indústria

O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que são 306,5 mil trabalhadores da indústria a serem vacinados.

NSC/DC
por  NSC/DC
05/07/2021 13:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina começou vacinar contra Covid nesta segunda-feira (5) os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos.

O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306,5 mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.

Jaqueline Noceti / Arquivo / Secom

A vacinação dos industriários vai ocorrer em paralelo com os grupos por faixa etária. No momento, segundo o planejamento do Estado, pessoas acima de 40 anos estão recebendo as doses, embora a evolução dependa da quantidade de vacinas disponíveis em cada cidade.

Estado distribui 414 mil doses nesta segunda-feira

Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes.

A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira (4). Serão enviadas 273.310 unidades, divididas entre 91.260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182.450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também encaminhará 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.

Vacinas da Janssen chegaram ao Estado no sábado e serão repassadas às regionais de saúde nesta segunda-feira(Foto: Doia Cercal, Secom)


O Estado prevê que as unidades regionais de Vigilância Epidemiológicas (UDVEs) poderão retirar os lotes já a partir das 7h30min. As regiões de São Miguel do Oete, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Mafra e Rio do Sul receberão as cargas pelo avião do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar. Nas outras áreas a entrega será por via terrestre.

– Com essa remessa, os municípios precisam se organizar para continuar com a vacinação por faixa etária e também ampliar para os trabalhadores industriais. Do total de doses, uma cota de 30% deve ser encaminhada para contemplar o novo grupo. O restante, 70%, será destinado para a população em geral por faixa etária – explicou o superintende de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, em material do governo do Estado.

Doses enviadas aos municípios nesta segunda – 414,7 mil

  • 91.260 da Pfizer (primeira dose)
  • 182.450 da Janssen (dose única)
  • 141 mil da Astrazeneca (segunda dose)

* Com informações da assessoria de imprensa da Dive-SC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE