Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC: Ciclone no mar vira Tempestade Subtropical Potira

Haverá vento forte no mar e não se aconselha a navegação.

NSCTotal
por  NSCTotal
20/04/2021 16:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta terça-feira (20) o ciclone subtropical - que ontem foi classificado como uma depressão subtropical - passou a ser uma tempestade subtropical. Essa mudança acontece pelo vento que temos na região do ciclone, que está sobre o mar.

Até esta segunda-feira (19) ele tinha ventos de 67 km/h, mas passou a 87 km/h nesta terça. A previsão é de que ele se intensifique e chegue a ventos de 100 km/h. Com isso acontecendo, ele vira uma tempestade subtropical.

Imagem de satélite mostra a tempestade subtropical Potira no mar (Foto: Inmet)

Curiosidade do nome "Potira"

Quando um ciclone tropical ou subtropical alcança a classificação de uma tempestade, ele é batizado com o nome de uma lista prévia, feita pela Marinha do Brasil. Este é o décimo segundo já ocorrido na costa do Brasil, batizado de "Potira".

Abaixo, a lista completa das tempestades que ocorreram:

Lista de tempestades subtropicais já ocorridas no Brasil(Foto: Marinha)

Impactos em Santa Catarina

A previsão é que a tempestade subtropical "Potira" fique até o final de semana no mar. Entre quinta e sexta ela deve aproximar-se mais de SC. Mesmo nesses dias, a distância da costa será suficiente para não trazer grandes impactos. Desta forma, os efeitos serão sobre o mar.

Atenção para forte ressaca entre quarta-feira e sábado na costa, com ondas de até 3,5 metros nas praias de mar aberto. Haverá vento forte no mar e não se aconselha a navegação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE