Saúde no Trabalho: Hospital Santa Terezinnha promove ações de prevenção à LER/DORT

Atividades de ginástica laboral e orientações marcaram o Dia Mundial de Combate à LER/DORT, reforçando cuidados com postura, alongamento e qualidade de vida.

Por Comunicação FHSTE Publicado em há 2 horas

Ao longo da rotina, pequenas dores no corpo acabam sendo comuns como no pescoço, nos ombros ou nos punhos. Muitas vezes, esses sinais são ignorados, mas podem indicar o início de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), condições que afetam milhões de trabalhadores em todo o mundo.

Com atitudes simples e acessíveis no dia a dia, é possível prevenir o surgimento dessas lesões e promover mais qualidade de vida. Pequenas mudanças, como a atenção à postura, a realização de pausas durante a jornada e a prática de exercícios físicos, fazem a diferença na saúde do corpo.
“Os exercícios, seja na academia ou por meio da ginástica laboral, atuam diretamente nos fatores que causam as lesões. Além da prevenção, a prática regular de atividades físicas contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Também é importante estar atento aos sinais de alerta, como dores persistentes, inchaço e perda de força muscular”, destaca a fisioterapeuta do Hospital Santa Terezinha, Wellida Ávila.

Prevenção

O Dia Mundial de Combate à LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro, reforça a importância do cuidado com a saúde no ambiente de trabalho. Reconhecer os sinais iniciais e adotar medidas preventivas é fundamental para evitar o agravamento dos sintomas e manter o bem-estar nas atividades diárias.
Alinhada a essa proposta, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com a equipe de Fisioterapia, promoveu ao longo da semana atividades voltadas à prevenção de LER/DORT.

Durante a ação, os profissionais percorreram diversos setores do hospital realizando momentos de ginástica laboral com os colaboradores, levando orientações sobre postura, alongamento e cuidados no dia a dia. “Se cada profissional se comprometer a tirar dois minutos do seu dia para realizar um alongamento simples, isso já evitaria em grande parte a incidência deste tipo de lesão”, frisa Wellida.

Como parte da programação, também foi realizada uma palestra com o educador físico Luciano Carlos Calegari Lorenzetti, que abordou os benefícios da prática regular de exercícios físicos na prevenção de lesões e na promoção da saúde.
A iniciativa reforça o compromisso do hospital com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, incentivando práticas que contribuem para a prevenção de doenças ocupacionais e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.