Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Saúde monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos

Notificações são do Ceará e de Santa Catarina

Agência Brasil
por  Agência Brasil
30/05/2022 19:24 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que recebeu a notificação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina.

A pasta afirmou ainda que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância. Uma terceira pessoa está sendo monitorada no Rio Grande do Sul, e teve classificação como suspeita.

Em SC, o caso trata-se de uma mulher de 27 anos, que mora em Dionísio Cerqueira,  no Oeste, com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas na última terça-feira (24), com o aparecimento de feridas parecidas com dermatite em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de dificuldade de ingerir alimentos, dor muscular, perda de força física, febre e inchaço doas glândulas do sistema imunológico. 

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Até o momento, não há casos confirmados da doença no país.

Monitoramento

Para monitorar o cenário da varíola de macacos no Brasil, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos.

A medida de vigilância científica com consulta a especialistas é necessária, segundo o órgão, diante de casos de infecção registrados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE