Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Saúde de Aratiba presta atendimento com psicólogo, psicanalista e terapeutas holísticos

Atendimento visa o cuidado com as emoções e fortalecimento da saúde emocional em tempos de pandemia.

Marli Bertotti
por  Marli Bertotti
27/07/2020 13:41 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No último sábado, 25, os moradores puderam assistir a uma transmissão pelo facebook e acompanhar pelas rádios de Aratiba, uma palestra com Jorge Trevisol, formado em psicologia, teologia e filosofia, que abordou “como enfrentar os medos e a solidão neste momento de pandemia”. O encontro foi focado no fato de que a presença do coronavírus revela sentimentos guardados e como lidar com esse momento e fortalecer a saúde emocional.

Para Jorge Trevisol, “manter a imunidade alta é ter muita confiança no cumprimento de um processo pessoal, social e planetário” onde segundo ele, “estamos voltando para nosso íntimo e aprendendo a viver um dia após o outro”. Não devemos perder de vista que estamos todos juntos e que somos muito maiores que nossos medos e nossa ansiedade, somos seres de luz e com capacidade de amar, precisamos estar conscientes e presentes para sermos luz e segurança para quem precisa”.

Na Unidade Básica de Saúde os funcionários estão sendo atendidos pelos profissionais holísticos Eloir e Márcia Griselli. “Neste primeiro momento, queremos cuidar de nossos funcionários, de nossos colaboradores, para que possam se sentir fortalecidos e cuidarem de nossa população”, destacou a secretária da Saúde, Mengéle Fátima Wermeier.

A Secretaria da Saúde adotou o funcionamento em horário estendido na UBS, que atende das 7h às 19h, com revezamento de funcionários. O turno estendido tem o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e ter maior disponibilidade de acesso à todos a medicação e consultas. Entretanto, o enfrentamento ao Covid-19 sobrecarrega as equipes de trabalho, gera distanciamento e limita a relação entre colegas. Mengéle chama a atenção para o fato de que a equipe de saúde vive a preocupação do cuidado com o outro.

“Por isso precisamos cuidar dos que estão conosco todos os dias, nossos colaboradores, funcionários, motoristas, médicos, enfermeiras, profissionais da higienização, levando em conta suas emoções e sobrecargas. Fala-se muito em vocação, eu acredito que estar na saúde em todos os momentos, principalmente neste, é missão, é a alma, é a essência do cuidado e do zelo que falam mais alto, e isso a palavra mais adequada diante deste trabalho é gratidão”.

O atendimento psicológico e emocional é ofertado também para a população. Basta contatar a UBS e solicitar esse acompanhamento. Atuam na UBS a psicóloga Luciana Leite, o parapsicólogo e psicanalista Rudinei Lolatto e os terapeutas holísticos Eloir e Márcia Griselli. Na Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba atua a psicóloga Sissa Zabot, que presta atendimento por meio do Projeto “Mãos Dadas”, desenvolvido pelo Governo Municipal, ACHA e Comitê municipal de combate ao COVID-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE