Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Saque extraordinário do FGTS começa nesta semana

Confira a seguir as regras para solicitar e como será o pagamento deste valor.

CEF
por  CEF
17/04/2022 18:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir desta quarta-feira (20) e até o dia 15 de junho, trabalhadores que querem sacar o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo do Serviço) podem fazer sua solicitação. A liberação será de até R$ 1 mil por trabalhador e considera a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS. Confira a seguir as regras para solicitar e como será o pagamento deste valor.

Segundo site da Caixa Econômica Federal, o crédito do Saque Extraordinário do FGTS não está disponível para saque dos valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como exemplo a garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário.

Quando será possível sacar?

Segundo a Caixa, os nascidos em janeiro receberão nesta quarta-feira (20). Já os nascidos em fevereiro recebem até o dia 30, também de abril. Os nascidos no mês de março recebem no dia 4 de maio, quem nasceu em junho recebe no dia 18 de maio.

Quem nasceu em julho recebe no dia 21 de maio. Há ainda os nascidos em agosto que recebem no dia 25 de maio, os que nasceram em setembro que recebem dia 28 de maio.

O calendário prossegue da seguinte forma: quem nasceu em outubro recebem no dia 1º de junho, nascidos em novembro podem receber a partir do dia 8 de junho e os nascidos em dezembro que recebem no dia 15 de junho.

Como consultar o meu saldo?

Para consultar o saldo pelo app é preciso atualizar ou baixar o aplicativo “FGTS” no seu celular. Em seguida, é preciso abrir o aplicativo e clicar em “entrar no aplicativo”. Depois desta ação o programa perguntará se pode utilizar caixa.gov.br, nesse momento será preciso clicar em “Continuar”.

Em seguida você deve informar o seu CPF e confirmar que não é um robô. Depois, em “próximo”, se o programa pedir para identificar imagens, identifique-as e vá em “verificar”, informe a senha e clique em “entrar”.

Após entrar no aplicativo aparecerá uma mensagem com informações sobre o saque extraordinário do FGTS, clique em “Entendi”. Na tela inicial, vá em “Saque extraordinário”, que estará disponível em um quadro laranja. Na próxima tela, aparecerá o quanto está disponível para sacar.

Para saber de quais contas o valor está sendo debitado é preciso que você clique em “Ver contas FGTS liberadas”. Outra ação importante é que para liberar o dinheiro, será preciso que você volte à tela anterior e vá em “Solicitar saque”; em seguida, clique em “Confirmar”.

Como posso consultar o saldo pelo site?

Para consultar o saldo pelo site você deve acessar: www.fgts.caixa.gov.br. Na página incial você deve clicar em “Saque Extraordinário do FGTS” e clicar em “Consulte aqui”.

Informe seu CPF ou o número do seu PIS (caso não tenha seu número do PIS é possível consultar pelo aplicativo “Meu INSS”). Você precisará confirmar que não é um robô e apertar para continuar.

O sistema pedirá para clicar em imagens, é preciso identificá-las e clicar em “verificar”. Agora, será preciso informar sua senha de internet e clicar em “continuar”; caso você não tenha esta senha deve ir em “Cadastrar/recuperar senha”.

Aparecerá o número de seu celular ou a opção de cadastrar um para receber um SMS (mensagem de texto). Por último, haverá uma mensagem informando se você tem direito ao saque do FGTS e como será feita sua retirada.

O valor disponível será depositado na poupança social digital, que pode ser movimentada pelo “Caixa Tem”. Os valores são pagos conforme calendário definido pela Caixa, informado no começo desta matéria, que leva em consideração o aniversário do trabalhador.

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e também trabalhadores rurais, domésticos, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas nos períodos de colheita), além de atletas profissionais têm direito ao saque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE