Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

São Paulo adota toque de recolher e fecha comércio por 15 dias

Medidas restritivas mais severas devem valer por quinze dias.

AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
15/03/2021 09:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir desta segunda-feira (15) todo o Estado de São Paulo passará para a fase emergencial contra a Covid-19. As restrições serão mais rígidas e preveem toque de recolher das 20h às 5h.

O uso de parques e praias será proibido, centros religiosos não poderão fazer celebrações com público, somente atendimentos individuais. A prática de esportes coletivos também deverá ser suspensa, como o Campeonato Paulista. A respeito da volta às aulas presenciais, as escolas deverão reduzir as atividades ao mínimo necessário.

Bares e restaurantes poderão funcionar por delivery o dia todo e por drive-thru das 5h da manhã às 20h. A modalidade “take away” – quando o cliente faz o pedido e vai buscar presencialmente – fica proibida.

As novas medidas buscam conter as aglomerações e a circulação de pessoas nas ruas para, com isso, frear a transmissão do coronavírus. A fase emergencial começa nesta segunda-feira e vale por 15 dias.

Comércio

As restrições da fase vermelha continuam em vigor. Já lojas de material de construção deverão permanecer fechadas por duas semanas a partir desta segunda-feira durante a Fase Emergencial.

Bares e restaurantes

Ficam suspensos os serviços de “take away” em restaurantes – quando o cliente vai até o estabelecimento para buscar sua refeição. Serão permitidos apenas os serviços de delivery (durante todo o dia) e drive-thru (das 5h às 20h).

Escolas

Recomendação para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. Os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março, sem prejuízo do calendário escolar.

Esportes

Torneios esportivos, como o Campeonato Paulista de futebol, serão paralisados.

Centros religiosos

As medidas incluem a proibição de cultos. No período de restrição aumentada, porém, igrejas poderão abrir para as pessoas entrarem e rezarem, mas não poderão acontecer celebrações.

Tele-trabalho obrigatório

Deve ser adotado para atividades administrativas não essenciais em órgãos públicos e escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial.

Escalonamento no horário de trabalho.

Foi recomendado o escalonamento do horário de entrada no trabalho para evitar aglomerações no transporte público. A sugestão é a seguinte:

  • 5h-7h: Trabalhadores da Indústria
  • 7h-9h: Trabalhadores de Serviços
  • 9h-11h: Trabalhadores do Comércio

Toque de Recolher

O governo estabeleceu que entre 20h e 5h será instituído o toque de recolher em todo o Estado.

Parques e praias

Durante a Fase Emergencial, o uso de praias e parques será proibido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE