Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Santa Terezinha recebe torre de vídeo para o Bloco Cirúrgico

Equipamento com tecnologia de ponta chegou ontem ao hospital oriundo da Alemanha

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
04/01/2024 09:23 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) vem buscando, através de projetos apresentados aos entes parceiros, qualificar seu parque tecnológico com a substituição de alguns equipamentos. Nos últimos anos foi possível, face a esta metodologia de apresentar pleitos, substituir equipamentos antigos e analógicos por tecnologia digital, entre eles: 1 aparelho de Raio X, 1 mamógrafo digital, 1 aparelho de ultrassonografia, sendo que outros equipamentos estão em processo licitatório como 2 serras elétricas e 2 perfuradores ósseos além de estar na iminência da chegada de equipamentos para as novas UTIs, como camas automatizadas, entre outros itens.

No ano de 2022 a direção da FHSTE apresentou projeto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Saúde (SES), acerca da aquisição de uma Torre de Vídeo para o Bloco Cirúrgico da Casa de Saúde/SUS, que realizou em 2023 mais de 9 mil procedimentos cirúrgicos.

Após o projeto contar com a anuência do Estado, a SES repassou o montante de R$ 558.840,41 e a FHSTE deu início no processo licitatório para aquisição de referido equipamento, através do Pregão Eletrônico nº 61/22.

O contrato com a empresa vencedora foi assinado em março de 2023 e a partir desta data começaram os trâmites legais de importação, considerando que o equipamento é de procedência alemã e uma das melhores marcas do mercado (Storz/Strattner).

Vencido os trâmites portuários decorrentes do processo de importação a torre de vídeo chegou na quarta-feira (3) ao Hospital Santa Terezinha, que começou o processo interno para que o equipamento tecnológico entre em operação o mais rápido possível, beneficiando a equipe médica e de apoio e os usuários da rede pública de saúde.

A torre de vídeo é composta por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico. É uma plataforma de vídeo para cirurgia minimamente invasiva composta por um sistema modular de câmera que contém monitor de altíssima qualidade, fonte de luz e outros recursos, permitindo um procedimento mais seguro, menos invasivo e com resposta menor no tempo de recuperação.

A direção do hospital explica que a FHSTE possui no seu parque tecnológico uma torre antiga (1994), que ao longo dos anos recebeu melhorias no sistema e acessórios (2010), mas com achegada do novo equipamento haverá um grande incremento tecnológico.

A direção também ressalta que estas melhorias tecnológicas, bem como as obras físicas que estão em curso, só são viáveis em virtude da apresentação de projetos e repasse específicos para esta finalidade de investimento, tendo em vista que a instituição não dispõe de recursos próprios para essa rubrica e a missão primordial é a assistência e manutenção regular do fluxo de atendimentos, que perpassam pelos serviços médicos e multiprofissionais, colaboradores, insumos médicos hospitalares, assistência farmacêutica, fornecedores, tributos, ente outros.

O próximo passo é a montagem do equipamento e treinamento da equipe que deverá ocorrer na segunda quinzena de janeiro, tendo em vista que a empresa responsável pela torre está em férias coletivas até o dia 15/01. Após, será entregue para utilização junto ao Bloco Cirúrgico.

A direção da Casa de Saúde manifesta que vinha acompanhando passo a passo a tramitação deste projeto, desde a apresentação ao Estado, monitoramento da aprovação, processo licitatório, importação e entrega. “Estamos felizes com a chegada do importante equipamento que vai corroborar para qualificar ainda mais nossos serviços de saúde. Passamos a contar com um grande avanço tecnológico”, pontuam os diretores.

--

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE