Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Santa Terezinha realiza ação no Dia Mundial da Prematuridade

Desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade com o objetivo de dar visibilidade ao tema.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
17/11/2023 17:04 – atualizado há 2 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realizou na tarde dessa quinta-feira (17) ação voltada ao Dia Mundial da Prematuridade e ao Novembro Roxo. Desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade com o objetivo de dar visibilidade ao tema, sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias, conscientizar sobre a importância da vivência e do cuidado de qualidade do sistema de saúde, e assim avançar em políticas que garantam os direitos plenos dos bebês e das famílias.

Divulgação Prefeitura de Erechim

Para isso, os oito bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal da Casa de Saúde e suas famílias estiveram presente ao evento alusivo realizado pela equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia e assistência social, no intuito de acolher também os familiares e fortalecer o vínculo entre os especialistas em saúde, os bebês e suas famílias. A UTI Neonatal do Santa Terezinha possui atualmente 10 leitos de internação.

Entre as atividades, exposição fotográfica dos bebês prematuros desde o dia de nascimento até a alta da UTI Neonatal. Além disso, os bebês estavam vestidos com capa de super-herói roxa, em alusão à data, que foi confeccionada pelo Setor de Costura do Hospital. Também, as famílias receberam um travesseiro também com o tema de super-heróis que foram confeccionados pelo Grupo de Voluntárias Aconchego, que trabalha semanalmente com as mamães que estão com os seus filhos internados na UTI Neonatal.

Divulgação Prefeitura de Erechim

Conforme a técnica de Enfermagem da UTI Neonatal do Santa, Talita Paz, o hospital trabalha a questão da prematuridade de forma intensa para acolher as mães que tiveram seus filhos prematuros para que a internação dos filhos seja sentida com mais humanidade, acolhimento, carinho e atenção. “Todos aqui, junto com as famílias desses bebês somos um elo de cuidado e amor para que os papais e as mamães possam voltar para suas casas com o seu filho nos braços. Enquanto eles estão aqui o sentimento é de família. É como se eles fossem nossos filhos. E quando eles dão alta e podem ir pra casa com os seus pais, isso é celebrado como uma vitória. Uma vitória de todos, principalmente dessas crianças, os nossos super-heróis, que desde muito pequenos precisam mostrar sua força para seguirem com as suas vidas”, disse emocionada.

Para a mamãe, Maiara Romanoski, de Ponte Preta e seu filho Arthur, nascido com 27 semanas em 29 de agosto, com 810 gramas, o trabalho realizado pelos profissionais do Santa Terezinha tem sido primordial para trazer alento, coragem e força neste período pelo qual passam os bebês que nascem prematuramente e suas famílias, em especial, as mães. “Os profissionais do hospital sempre nos auxiliam com as nossas dúvidas e é muito gratificante saber que têm pessoas que realmente se importam com os nossos filhos e estão sempre atentas aos cuidados com os nossos bebês”, afirma.

Vale destacar que o Santa Terezinha desenvolve ações voltadas ao Novembro Roxo durante todo o mês, como roda de conversa, oficinas de cuidados com o recém-nascido, conversa com grupo multidisciplinar de apoio aos familiares, entre outras ações. O tema global do Dia Mundial da Prematuridade deste ano, é "Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE