Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Santa Terezinha inaugura novo Centro de Diagnóstico por Imagem no próximo dia 15

De acordo com o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini, o setor teve sua área física totalmente revitalizada.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
04/07/2023 08:31 – atualizado há 39 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) vai entregar oficialmente à comunidade o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A solenidade acontece no sábado (15), às 10h, no CDI da Casa de Saúde.

De acordo com o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini, o setor teve sua área física totalmente revitalizada, com substituição do piso, portas, sanitários, pintura e substituição do forro por gesso high clean, que facilita os serviços de manutenção da rede elétrica, hidráulica e gases.

O espaço recebeu todas as longarinas novas e também um novo aparelho de Raio X Digital, com tecnologia de ponta. A obra foi realizada mediante parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, que repassou o recurso específico para está finalidade, na ordem de R$ 500 mil.

Números de diagnósticos por imagem

O setor diariamente atende um número expressivo de usuários (externo e internados) que buscam o CDI para realização de exames de raio x, tomografias, mamografias e ultrassonografias, entre outros.

Em 2022 o setor realizou para a comunidade SUS, mais de 76 mil exames de imagens, sendo uma média de 6,3 mil exames por mês somente no período. “Em 2023 a demanda já é consideravelmente mais elevada, o que é comprovada pelos relatórios do Hospital Santa Terezinha. Ao todo, desde janeiro, já foram realizados mais de 35 mil exames, sendo em média 7,1 mil exames por mês”, explica Jackson Arpini, reforçando a necessidade no novo CDI.

Ainda, segundo a direção da Casa de Saúde o setor estava situado numa área muito antiga, que necessitava de melhorias para a qualificação dos serviços.

Parcerias para melhoria da saúde pública

“Temos clareza que esta obra de melhorias físicas e aquisição de equipamento foi possível graças a sensibilização e compreensão do Poder Legislativo, que destinou o recurso para que pudéssemos atender esta importante demanda. Foi uma construção coletiva”, pontua o diretor executivo da FHSTE.

O Hospital está trabalhando agora para concluir a segunda etapa que contempla a instalação do novo mamógrafo digital, numa parceria com os vereadores da Bancada do MDB. Para tanto estão sendo finalizados os projetos estruturais para que a sala atenda os requisitos técnicos para receber o novo equipamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE