Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Santa Catarina vai utilizar aparelhos veterinários no tratamento de pacientes com coronavírus

A ideia é comprar ou pegar emprestados equipamentos veterinários e adaptá-los para o uso nos pacientes hospitalizados.

NSCTotal
por  NSCTotal
22/03/2020 21:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina vai utilizar respiradores mecânicos veterinários para ventilação pulmonar de pacientes com coronavírus nas unidades hospitalares. Essa é uma das ações da força-tarefa criada pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Secretaria Estadual da Saúde. A ideia é comprar ou pegar emprestados equipamentos veterinários e adaptá-los para o uso nos pacientes hospitalizados. Já há uma equipe rastreando em Santa Catarina e no Brasil onde existem essas máquinas.

Leo Munhoz / Diário Catarinense

Trata-se de uma medida alternativa na falta dos aparelhos convencionais. É um plano de contingência. Uma empresa de São Paulo tem grande potencial para fornecer as máquinas. O assunto deve avançar nesta segunda-feira (23).

Claro que a prioridade é comprar e consertar os ventiladores para humanos, trabalho que já foi iniciado. Há, entretanto, uma dificuldade para encontrá-los no mercado.

Call Center


A empresa Flex Call Center, de Santa Catarina, está atuando, de forma voluntária, para ligar para todas as unidades de saúde e fazer um levantamento de quantos ventiladores mecânicos existem em Santa Catarina. São dois desafios: a falta dos equipamentos no mercado e a capacitação de pessoal para operar as máquinas.

- Nós temos a situação onde existe o equipamento mas ele está parado, porque não existe pessoal, mobiliário e nem espaço para ele operar. E há a situação onde tem pessoal, mobiliário mas não tem a máquina - explicou o presidente da ACM, Ademar de Oliveira Paes Junior.

Indústria Catarinense


Várias indústrias catarinenses estão nessa operação e atuando de forma 100% voluntária. Além da Flex, destaca-se, ainda G7 e LifesHub. Os ventiladores de respiração pulmonar que foram substituídos por algum motivo, como falta de peças ou danos, terão o olhar de uma equipe de Joinville para fazer a manutenção dessas máquinas. A indústria automobilística do norte e o setor metalmecânico irão produzir peças em impressora 3d.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE