Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Santa Catarina tem sua primeira Unidade de Segurança Máxima (USM)

Localizada no Complexo Penitenciário de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste, a unidade foi concebida para receber e isolar lideranças do crime organizado e presos de alta periculosidade.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
02/02/2022 09:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) ativou a primeira Unidade de Segurança Máxima (USM) de Santa Catarina. Localizada no Complexo Penitenciário de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste, a unidade foi concebida para receber e isolar lideranças do crime organizado e presos de alta periculosidade. Importante ressaltar que a USM receberá apenas os presos que cometeram crimes no estado.

“Diferente do Sistema Penitenciário Federal, a Máxima só receberá presos de Santa Catarina”, destacou o Secretário da SAP, Leandro lima. “No entanto, sempre que necessário, continuaremos usando as vagas federais”, assinalou.

Foto: Ascom/SAP

A unidade tem 106 vagas, mas neste primeiro momento, a unidade receberá apenas 60 internos, visto que para ocupar uma vaga na unidade são considerados diversos aspectos, como tipo de crime cometido e o nível de risco que ele representa. No Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), o preso fica 24 horas na cela - as duas horas de banho de sol são no solário, anexo à cela.

A operação da Máxima é diferente de uma unidade tradicional. “A começar pela arquitetura prisional, pois cada cela tem um solário, por exemplo. Isso faz com que os presos não tenham contato entre si. O interno vai ter todos os seus direitos previstos em lei cumpridos à risca – banho de sol, alimentação, uniforme, kit de higiene, atendimento de saúde, contato com advogado, porém se manterá isolado dos demais apenados”, explicou o Secretário da SAP.

Todo o controle é aéreo, ou seja, para acompanhar a movimentação dos internos ou abrir uma porta, o policial estará no andar superior e não terá contato com o apenado. O número de policiais penais atuando também é maior do que em uma unidade tradicional. Além disso, os operadores têm uma dinâmica de atuação diferenciada com treinamento, armas, munições e equipamentos especiais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE