Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Santa Catarina registra dois casos suspeitos de coronavírus

Informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira

Agência Brasil/NSC
por  Agência Brasil/NSC
29/01/2020 17:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina possui dois casos suspeitos de coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva concedida pelo Ministério da Saúde.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC) confirmou que os dois casos suspeitos de coronavírus se referem a um casal de São José, na Grande Florianópolis.

Em todo o país, nove casos suspeitos estão sob investigação segundo o Ministério.

De acordo com dados da Dive-SC, quatro casos foram notificados, mas dois já foram desconsiderados no Estado. Os dois casos de São José permanecem sob suspeita.

No restante do país, estão contabilizados ainda um caso em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, três em São Paulo, um no Paraná e um no Ceará. Os dados foram atualizados ao meio-dia desta quarta.

O Ministério da Saúde alerta que por enquanto todos os nove casos são apenas suspeitos, o país não tem nenhum caso confirmado da doença.

Na coletiva desta quarta, o Ministério da Saúde afirmou que parte dos exames relacionados ao coronavírus é feita em laboratórios centrais nos Estados e outra parte, para confirmação, deve ser examinada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Outros dois laboratórios, em São Paulo e no Pará, devem ser credenciados para fazer o exame de confirmação até o fim da semana.

Os exames primeiro tentam confirmar ou descartar o diagnóstico do paciente como alguma doença respiratória ou Influenza. Caso atestem negativo para essas doenças, a investigação avança para a possível identificação do coronavírus.

O Ministério da Saúde também afirmou que por enquanto não se cogita restringir nenhum aeroporto ou viagem por conta dos casos suspeitos.

Secretários estaduais vão se reunir em Brasília

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que o governo federal convidou todos os secretários estaduais de Saúde para uma reunião no dia 6 de fevereiro, sexta-feira da próxima semana. A intenção é definir um plano de contingência em cada Estado e capital e definir quais hospitais serão referência em cada local.

Os critérios para casos considerados suspeitos

O material que a rede pública de saúde segue aponta que podem ser considerados casos suspeitos do coronavírus os pacientes que apresentam sintomas como febre e/ou problemas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar) e que nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas tenham histórico de viagem a alguma área com transmissão local do vírus ou contato próximo com algum paciente com caso confirmado da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE