Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Santa Catarina

Santa Catarina mantém 144 municípios com registro de ocorrências e 113 em situação de emergência

O governador Jorginho Mello sobrevoou as áreas atingidas pelas cheias e do alto, ele verificou como o estrago poderia ter sido maior sem a existência das barragens de contenção, que atuam contra as enchentes nas cidades da região.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
13/10/2023 21:58 – atualizado há 57 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Relatório da Defesa Civil estadual divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, 13, aponta que se manteve em 144 o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas no estado. O número de cidades que emitiram o decreto de situação de emergência também se manteve em 113. O governador Jorginho Mello sobrevoou as áreas atingidas pelas cheias em Santa Catarina nesta sexta. Do alto, ele verificou como o estrago poderia ter sido maior sem a existência das barragens de contenção, que atuam contra as enchentes nas cidades da região.

Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados. Até agora, o Governo do Estado entregou 77.829 itens de assistência humanitária para 23 municípios que solicitaram a ajuda.

Municípios em situação de emergência

De acordo com o relatório da Defesa Civil estadual, 113 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas.

Previsão do tempo

Sábado, 14

No sábado (14), o tempo volta a ficar firme e o sol aparece entre nuvens na maior parte de Santa Catarina. Apenas no norte do estado ainda há possibilidade de chuvas fracas e esparsas. Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas em torno de 50 km/h entre o Oeste e a Serra. Mínimas em torno de 5°C a 10°C no Grande Oeste, áreas serranas e Litoral Sul e entre 12°C e 17°C no restante do estado. À tarde, máximas entre 20 e 25°C no Oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.

Domingo, 15

No domingo, 15, uma área de baixa pressão atmosférica volta a deixar o tempo instável em todas as regiões catarinenses. Na metade leste do estado as chuvas devem ocorrer com fraca intensidade, enquanto no Grande Oeste podem vir em forma de pancadas moderadas a fortes e acompanhadas de descargas elétricas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas, mas continua alto para inundações e deslizamentos. Temperaturas amenas pela manhã e se aproximam dos 30°C no Oeste durante a tarde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE