Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Amelia Hubner/Transgrãos
Agro

Santa Catarina entrega a Mourão documento sobre a Rota do Milho

SC tem déficit anual de 4 milhões de toneladas de milho, que é comprado do Centro Oeste, com distâncias que variam de 1.500 a 2.000 km e quer importar do Paraguai, quase metade do caminho.

paginarural.com.br
por  paginarural.com.br
28/02/2020 17:56 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um documento, contendo histórico e dados oficiais sobre a importância da Rota do Milho, viabilizando a importação do produto do Paraguai para atender os criadores do Oeste de Santa Catarina, foi entregue ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, durante sua rápida visita a Florianópolis nesta sexta-feira(28).

O estudo foi elaborado e será apresentado pelo deputado Marcos Vieira, da Frente Parlamentar da “Nova Rota do Milho” e presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, a pedido do presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar.

Fundamenta o trabalho as informações econômicas sobre Santa Catarina, primeiro estado na produção de suínos, segundo na criação de aves e quarto maior produtor de leite do Brasil. Revela que o milho é insumo vital para todo este desempenho do setor agrícola, mas Santa Catarina produz apenas 3 milhões de toneladas de milho, para um consumo de 7 milhões de toneladas.

O déficit é coberto com importação de 4 milhões de toneladas/ano do centro oeste, com distâncias que variam de 1.500 a 2.000 km do Oeste de SC.

A Nova Rota do Milho prevê a importação do Paraguai numa distância média de 1.000 km, que irá reduzir os preços para os criadores catarinenses. Atualmente, o Estado já importa cerca de 800 mil toneladas de milho por este novo trajeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE