Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Sala de recuperação do bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha é revitalizada

Foram investidos aproximadamente R$ 35 mil, oriundos de emenda parlamentar que possibilitou a execução da obra e as melhorias.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
25/08/2023 17:11 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) vem trabalhando de forma permanente para qualificar suas ações e serviços de saúde ofertados à comunidade usuária da rede pública de saúde.

Recentemente foi entregue aos usuários as reformas realizadas na Sala de Recuperação Pós Anestésica, do Bloco Cirúrgico da Casa de Saúde/SUS.

A sala de recuperação recebeu sanitários novos (masculino, feminino e PCD), porta de acesso, sinalização visual e televisor na sala de recepção, atendendo apontamentos da Vigilância Sanitária e reivindicação dos profissionais e usuários.

A referida unidade não possuía sanitários junto a respectiva sala, havendo a necessidade de deslocamento dos pacientes dentro do bloco cirúrgico, fato que foi devidamente equacionado com a edificação de mais dois ambientes, suprindo a necessidade dos pacientes em recuperação e também dos familiares que aguardam na sala de espera, que também recebeu um aparelho de televisão para amenizar o tempo de espera, enquanto aguardam a realização do procedimento cirúrgico.

Foram investidos aproximadamente R$ 35 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado Federal Marcelo Brun (Republicanos), que possibilitou a execução da obra e as melhorias.

Também oportunizou a alteração dos fluxos dos pacientes pós realização do procedimento cirúrgico, que com a colocação das novas portas de acesso podem sair do bloco direto para os elevadores e para os leitos de internação.

A sala de recuperação pós anestésica é uma unidade de cuidados específicos cuja função é garantir a recuperação segura da anestesia e prestar cuidados pós-operatórios imediatos a pacientes egressos das salas de cirurgias. A referida sala do Bloco Cirúrgico da FHSTE conta com 15 leitos de observação.

“Estamos realizando de acordo com o ingresso de recursos específicos as melhorias necessárias para qualificar as ações e serviços disponibilizados pela instituição de saúde, considerando que por ofertar praticamente todas as suas ações ao SUS não possui capacidade de investimento, sendo necessário a captação de recursos via projetos, emendas parlamentares e parcerias com a iniciativa privada”, disse o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini.

Esta obra, mesmo não sendo uma edificação ampla, vai trazer inúmeros benefícios como equacionar apontamentos, regularizar fluxos internos, qualificar as estruturas, vindo ao encontro de prestar um serviço de qualidade aos colaboradores, usuários e familiares.

No ano de 2022 também foi revitalizada a Sala de Indução Anestésica (SIA), que integra as estruturas físicas e operacionais do bloco cirúrgico, que atualmente conta com nove salas em operação. No ano de 2022 o hospital realizou 8.900 cirurgias e, no primeiro semestre de 2023, realizou 4.780 procedimentos cirúrgicos e, persistindo estes indicadores, pode fechar o ano com mais 10.000 procedimentos realizados.

“Estamos sempre buscando melhorias, claro, sempre pautadas por recursos extras, dado a situação financeira da instituição. Neste sentido estamos de forma permanente apresentando projetos aos entes parceiros como a União, Estado e iniciativa privada”, afirma o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE