Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Saiba como fica a prova de vida no INSS após mudanças

Com a decisão, o beneficiário não precisa mais sair de casa para realizar o procedimento

NDMais
por  NDMais
12/01/2023 11:55 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A realização da prova de vida do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sofrerá mudanças a partir deste mês de janeiro. Segundo comunicado realizado nesta quarta-feira (11), caberá ao próprio INSS verificar se o segurado continua vivo.

No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A previsão é de que as mudanças passem a valer ainda neste mês

A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.

Para isso, o INSS poderá usar como prova de vida registros de vacinação, consultas no SUS (Sistema Único de Saúde), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes e carteiras de identidade ou de motorista, entre outros.

Somente quando não for possível essa comprovação, o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente por meio eletrônico.

Como os últimos detalhes ainda estão sendo acertados, os beneficiários podem ficar tranquilos e aguardar. Não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE