Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Saiba como acompanhar a apuração e conferir o resultado no dia do pleito

É possível acompanhar a apuração das urnas eletrônicas em tempo real e conferir a totalização do pleito

Brasil de Fato
por  Brasil de Fato
13/11/2020 14:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para as Eleições 2020, a Justiça Eleitoral disponibiliza dois aplicativos onde é possível tanto acompanhar a apuração das urnas eletrônicas em tempo real, como conferir a totalização do pleito.

Boletim na Mão

Por este aplicativo, de forma rápida e segura, o eleitor consegue verificar o conteúdo dos boletins de urna impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O boletim de urna é um documento que contém o extrato dos votos recebidos pelos candidatos e legendas em cada seção, mas sem fazer relação entre eleitores e seus votos. Também neste documento fica registrado o número de eleitores que compareceram e votaram, além da seção eleitoral que o emitiu. O Boletim na Mão permite que qualquer cidadão tenha acesso à apuração das urnas eletrônicas e em tempo real de forma transparente.

Basta que o eleitor interessado abra o celular e com ele “leia” o código QR impresso no boletim das seções eleitorais. Depois, é só conferir se os dados coletados correspondem aos totalizados e divulgados posteriormente pelo TSE. No dia seguinte ao pleito (16 de novembro), as mesmas informações também estarão disponíveis no aplicativo Resultados. Isso possibilita auditar o resultado do pleito e atesta a confiabilidade das urnas.

Resultados

O aplicativo Resultados possibilita seguir a contagem dos votos em todo o país, além de permitir a visualização de consulta nominal, ou seja, do quantitativo de votos computados para cada candidato, com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Diferentemente do Boletim na Mão, que dá o resultado por seção eleitoral, este aplicativo apresenta a totalização dos votos.

Na versão para as Eleições 2020, está o aprimoramento do layout do sistema, com a apresentação das fotos de todos os candidatos que disputam a eleição, além da funcionalidade de exibição do BU de todas as seções eleitorais.

O Boletim na Mão e o Resultados podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Além dos aplicativos, também será possível acompanhar a apuração das eleições pelo Divulgaweb.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE