Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Saiba as diferenças entre máscaras para evitar o contágio por Covid-19

Infectologista explica diferenças entre as de pano, cirúrgicas e N95

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
06/04/2020 15:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o avanço do novo coronavírus ao redor do mundo, um dos primeiros itens de saúde a sumir das prateleiras foram as máscaras cirúrgicas, que chegaram a triplicar de preço e faltar para profissionais de saúde no País.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras de pano para se proteger da pandemia. A medida, no entanto, é recebida com ressalvas pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

Com a escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI) em face da pandemia, avalia-se o uso das máscaras de pano. Porém, em serviços de saúde, elas não devem ser usadas sob qualquer circunstância.

A infectologista da Rede D’or, Raquel Muarrek, explica que os diferentes tipos de máscaras devem ser usados de acordo com cada situação. As chamadas N95, por exemplo, são indicadas para profissionais da saúde que lidem com a liberação de aerossóis, micropartículas liberadas durante procedimentos como entubação.

Veja, a seguir, como e quando usar cada tipo de máscara, segundo a infectologista:

• N95

A N95 é uma máscara utilizada na beira do leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O uso é voltado a procedimento respiratório em pacientes que dependem de entubação. Por falta de máscaras nos leitos hospitalares, a N95 está sendo utilizada por até 15 dias. Vale lembrar que ela não pode ser lavada; após o período de 15 dias deve ser descartada.

• Máscara de pano

É uma máscara domiciliar. A recomendação é que se utilize um tecido ideal, de algodão, e que a mesma seja trocada a cada quatro horas. Essa máscara precisa ser lavada com água e sabão.

• Máscara cirúrgica

A máscara cirúrgica é recomendada para uso hospitalar, ou seja, para profissionais de saúde que tenham contato com pacientes. Ela não pode e não deve ser lavada, devendo ser trocada a cada duas horas. Após esse período, o material deve ser descartado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE