Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Rússia bloqueia o Instagram a partir da meia-noite

Cerca de 80 milhões de contas devem ser afetadas com a decisão. Dias atrás, o governo de Moscou já havia bloqueado o uso do Facebook.

AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
13/03/2022 20:49 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Usuários do Instagram na Rússia foram avisados de que o serviço deixa de operar no país, a partir da meia-noite deste domingo. A medida, anunciada pelo governo, entra em vigor uma semana depois que a empresa proprietária do aplicativo, a Meta Platforms, autorizou os ucranianos a publicar mensagens como “Morte aos invasores russos”. Dias atrás, o governo de Moscou já havia bloqueado o uso do Facebook.

Uma mensagem por e-mail do regulador de comunicações da Rússia encorajou a população local a migrar para as “plataformas de internet próprias e competitivas” do país. Cerca de 80 milhões de contas devem ser afetadas com a decisão.

A Meta, que também é dona do Facebook, disse, na sexta-feira, que a mudança temporária na política de discurso de ódio do Instagram se aplica apenas à Ucrânia, após a invasão russa que começou em 24 de fevereiro.

Em reação, autoridades russas abriram uma investigação criminal contra a Meta e promotores pediram a um tribunal que a gigante de tecnologia norte-americana passe a ser considerada uma “organização extremista”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE