Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Economia

Rubem Novaes pede demissão da presidência do Banco do Brasil

Novaes disse que renunciou ao cargo porque entende que a companhia precisa de renovação para "enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário".

Agência Brasil
por  Agência Brasil
25/07/2020 12:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu demissão do cargo. A carta de renúncia foi entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta sexta-feira (24).

Segundo comunicado emitido ao mercado, Novaes deixará a presidência em agosto, em data ainda a ser definida. Bolsonaro já aceitou o pedido de demissão e vai indicar outro nome para comandar o banco público. Segundo o canal de notícias CNN, Hélio Guimarães, atual presidente do Conselho de Administração do banco, é um dos cotados. Ele foi presidente do Citi Brasil de 2012 a 2017.

Outros nomes ventilados nos bastidores são o do atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que goza de bastante prestígio junto ao presidente Bolsonaro, e ainda o do vice-presidente de negócios de atacado do BB, Walter Malieni.

Em comunicado divulgado pelo Banco do Brasil, Novaes disse que renunciou ao cargo porque entende que a companhia precisa de renovação para "enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário". Procurado, o Ministério da Economia não se manifestou oficialmente. Interlocutores da pasta informaram que Novaes saiu "por razões pessoais" e porque está "cansado".

A saída repentina de Novaes não era esperada e causou bastante surpresa. Como a informação foi divulgada após o fechamento do mercado, não houve impacto da notícia nas ações da instituição nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE