RS terá chuva acima da média e risco de alagamentos nesta semana

Por Redação AU/MetSul Publicado em 16/08/2025 17:18 - Atualizado em 17/08/2025 21:20

O Rio Grande do Sul deve enfrentar nos próximos dias um período de forte instabilidade atmosférica, com acumulados de chuva muito acima da média histórica de agosto. Segundo alerta da MetSul Meteorologia, a previsão indica risco de alagamentos, subida de rios e volumes localmente excessivos de precipitação em diferentes regiões do estado.

Os maiores acumulados estão projetados para ocorrer entre os dias 18 e 25 de agosto, quando a instabilidade deve se intensificar. Em algumas cidades, a chuva acumulada em apenas uma semana poderá ultrapassar 150 milímetros, superando a média de todo o mês. A tendência é de que localidades do Centro e da Metade Norte gaúcha estejam entre as mais afetadas, em linha com o cenário de fortes precipitações também previsto para o Uruguai e o Nordeste da Argentina.

A MetSul detalha que uma linha de instabilidade deve trazer chuva já na segunda-feira (18), ganhando força especialmente entre terça (19) e quarta (20). A partir de sexta-feira (22), a chegada de uma massa de ar frio deve organizar uma frente fria, resultando em chuva intensa e volumosa, com risco de transtornos em diferentes municípios.

Embora ainda não haja consenso sobre a evolução do quadro após o dia 24, os meteorologistas alertam que haverá risco hidrológico para cursos d’água menores, com possibilidade de cheias e enchentes localizadas. “É prematuro apontar quais bacias podem ser mais impactadas, mas desde já se antecipa risco para a população em áreas vulneráveis”, destacou a MetSul.

Termos relacionados