Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS terá altos volumes de chuva até o começo da próxima semana, alerta MetSul

Além disso, há chance de temporais isolados.

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
14/07/2022 19:08 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Vários dias seguidos de instabilidade devem trazer altos volumes de chuva para parte do Sul do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia. Os maiores acumulados de precipitação serão registrados até o final da semana no Rio Grande do Sul, onde será maior a influência de uma frente quente entre esta quinta e sexta.

Muitos municípios gaúchos terão ao menos 50 mm de precipitação até o domingo, com marcas perto ou acima de 100 mm em diferentes locais, chovendo quase a média do mês inteiro de julho.

Além disso, há chance de temporais isolados. O risco maior é o de queda de granizo, condição que é agravada no território gaúcho e no Uruguai nesta sexta pelo avanço de ar mais quente de Norte, conforme a MetSul. No avanço da frente fria, também pode ocorrer temporais localizados, com rajadas de vento forte.

Nesta sexta-feira, a frente quente traz chuva para todas as áreas do Estado, com períodos de melhora, aberturas de sol e abafamento em parte do território gaúcho, principalmente na Metade Norte. Oeste, Centro e especialmente o Sul gaúcho serão as áreas com maior risco de chuva e temporais isolados. É esperado aumento do risco de granizo.

Na Região Norte: a sexta-feira (15) será de tempo instável, com pancadas de chuva. Há risco de temporal em algumas áreas. Em Erechim, chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.

Previsão para os próximos dias

No sábado, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável, com chuva moderada ou forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, desta vez com maior risco de vento forte isolado (vendavais).

Já o domingo começa com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa nas metades Norte e Leste do Estado, enquanto o Oeste terá tempo firme e seco desde cedo. No decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo abre na maior parte do território gaúcho com sol e nuvens. A temperatura terá queda acentuada e o dia começa e termina frio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE