Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

RS tem número expressivo de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade

Ao todo, foram inscritos 3.330 apenados interessados em realizar as provas

Ascom Susepe
por  Ascom Susepe
07/11/2023 14:43 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio de cada uma das dez Regiões Penitenciárias do Rio Grande do Sul, inscreveu 3.330 apenados interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2023. As inscrições para as provas encerraram em 27 de outubro.

Foto: Divulgação Susepe

No total, a 1ª Região Penitenciária foi a que teve maior número de inscritos, com 862 participantes, seguida da 9ª Região, com 351, e da 4ª Região, com 346. Em termos percentuais, a 5ª Região foi a que teve o maior índice de inscritos, com 11,2% dos presos inscritos. Na sequência, ficaram a 10ª Região, com 10,7%, e a 4ª Região, com 10,5%.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou que esta é uma grande oportunidade para as pessoas privadas de liberdade. “A educação é a base para a formação de um futuro profissional e pessoal. Por meio desta prova, elas poderão pavimentar este caminho, buscando a ressocialização.”

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, também ressaltou que a educação é um recurso primordial para a reinserção social. “Oferecer ferramentas para que os apenados tenham acesso ao estudo é uma das missões da instituição, que busca cumprir o Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional 2021-2024”, disse.

As provas do Enem PPL 2023 serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado será divulgado em 27 de dezembro. Os candidatos farão provas nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, reafirmou o compromisso da superintendência com a educação dos apenados. “O expressivo número de inscritos para a realização do Enem 2023 reforça o compromisso da Susepe com a ressocialização, por meio da educação continuada, e também o empenho das delegacias penitenciárias e dos estabelecimentos prisionais para que os apenados se mantenham interessados nos estudos”, destacou.

No primeiro dia, os apenados terão 5h30 para realizar a prova e, no segundo dia, 5h, com início às 13h30. As provas e o grau de dificuldade serão os mesmos enfrentados pelos demais candidatos no Enem geral. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da federação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE