Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS tem mais 210 mil pontos sem luz após temporal

No Sul do Estado, CEEE registra 80 mil pontos com falta de energia elétrica

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
12/01/2021 08:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul tem mais de 210 mil pontos sem luz no começo da manhã desta quinta-feira após a passagem do temporal por cidades das regiões Sul, Litoral Sul, Centro-Sul e Metropolitana. A situação mais crítica de falta de energia elétrica é no Sul, onde há 80 mil locais sem abastecimento, segundo informações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

O problema está presente em menor escala no Litoral Sul, com 8 mil clientes sem luz, no Centro-Sul, com 14 mil, e na região Metropolitana onde há 30 mil pontos sem energia.

RS tem 140 mil pontos sem luz após temporal | Foto: Defesa Civil de Pelotas / Divulgação / CP

Já na região Metropolitana, a cidade de Porto Alegre está com falta de abastecimento em 15 mil locais. A CEEE informou que tem equipes nas ruas para solucionar problemas. Árvores que caíram romperam redes, além de postes que ficaram danificados em função da chuva e dos ventos. Ainda não há prazo para a normalização do fornecimento da luz.

Na área da RGE, 71 mil clientes estão sem fornecimento, a maioria na região Metropolitana. Há casos, também, nas regiões Central e Fronteira. A empresa informa que está trabalhando nos consertos da rede para restabelecer a energia no menor tempo possível.

Outros estragos

O temporal atingiu especialmente Pelotas e Rio Grande. Pelo menos nove casas sofreram danos e foram destelhadas. Nas BRs 392 e 116 o temporal também causou quedas de árvores que chegaram a deixar o trânsito mais lento. Parte das pistas foi obstruída na BR 392, nos kms 89 e 74, e na BR 116, nos kms 523 e 517. Os bombeiros e a Defesa Civil receberam inúmeros chamados nas duas cidades.

Uma mulher morreu, na noite dessa segunda-feira, após sofrer um choque elétrico ao tentar se abrigar da chuva em uma parada de ônibus em Rio Grande, no sul do Estado. De acordo com os bombeiros, a vítima não percebeu que um fio energizado estava em contato com uma poça d’água.

Segundo a Estação Meteorológica da Embrapa as rajadas de vento em Pelotas chegaram a 96km/h. Muitas árvores caíram e pontos da cidade sofrem alagamento. Uma árvore caiu em cima de um carro no bairro Fragata. Ninguém se feriu.

A MetSul em seu alerta enfatiza que o risco de temporais segue no decorrer desta terça no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, no Centro e na Metade Norte do Estado, com possibilidade de Chuva localmente forte a torrencial e vendavais isoladas com chance de queda de granizo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE