Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS tem 12 casos confirmados de varíola do macaco

Sete deles foram confirmados pela pasta nos últimos sete dias. No total, são sete homens e cinco mulheres.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
03/08/2022 18:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de casos de varíola do macaco no Rio Grande do Sul chegou a 12, segundo informações da Secretaria de Saúde (SES). Sete deles foram confirmados pela pasta nos últimos sete dias. No total, são sete homens e cinco mulheres.

A doença já foi registrada em sete municípios gaúchos. Porto Alegre tem o maior número de infecções (5), seguido por Caxias do Sul, que confirmou o segundo caso nessa terça-feira.

Reprodução

Casos confirmados por município:

  • Porto Alegre: 5 (sendo um deles residente do exterior em viagem à cidade)
  • ​Caxias do Sul: 2
  • Canoas: 1
  • Garibaldi: 1
  • Igrejinha: 1
  • Uruguaiana: 1
  • Viamão: 1

Sintomas e transmissão

A erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas é um dos principais sintomas da doença e pode afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

A transmissão acontece por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas contaminadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Vacinas

As primeiras vacinas contra a varíola do macaco devem chegar ao Brasil em setembro. Os imunizantes são fabricados pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic e serão adquiridos pelo governo brasileiro por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte pela doença no Brasil, em Minas Gerais. A vítima foi um homem de 41 anos, que tinha, de acordo com a pasta, imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer, quadro que foi agravado pela varíola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE