Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS segue com muito frio e chance de neve nesta terça-feira

No Alto Uruguai a manhã de terça-feira será de geada e mínima de -1°C e máxima de 7°C.

MetSul/CP/Climatempo
por  MetSul/CP/Climatempo
28/06/2021 20:55 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A parte mais intensa da massa de ar polar atua nesta terça-feira, sobretudo na madrugada e de manhã, trazendo dia gélido ao Rio Grande do Sul. Sol aparece em grande parte do Estado, mas a circulação de intenso ciclone no oceano traz aumento de nuvens com períodos de tempo encoberto em muitas regiões.

Garoa ou chuva leve em pontos de diferentes áreas do território gaúcho pode se converter em chuva congelada. Deve ser outro dia com neve, sobretudo nos Aparados. O vento ganha força, como no Sul e no Leste gaúcho, causando baixíssima sensação térmica. Mar fica agitado na costa. A tarde será ainda mais fria do que na segunda-feira.

As mínimas caem a -2ºC em Santa Rosa e -4ºC em São José dos Ausentes. As máximas não superam 11ºC em Pelotas e 12ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5ºC e 10ºC.

Flocos de neve caíram pela primeira vez no ano nesta segunda no RS, em São José dos Ausentes. Entretanto, a precipitação foi muito fraca, como esperado, uma vez que a instabilidade maior estava ao Norte. Por isso, a neve caiu com mais força na área do Planalto Sul Catarinense.

Houve registro de chuva congelada nos Aparados da Serra, no Planalto Sul de Santa Catarina e até em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. A possibilidade de neve persiste principalmente em áreas mais ao Norte dos Aparados, em municípios como Vacaria, Ausentes e Bom Jesus, e no Planalto Sul Catarinense.

Dados indicam ainda uma chance menor de neve no começo da quarta nestas regiões. Entrará em cena nesta terça a circulação de umidade de um ciclone extratropical intenso a Leste e Sudeste do Chuí. A instabilidade associada às nuvens da circulação favorecerá a queda de neve nos Aparados e não se pode descartar a queda de flocos até em pontos da Serra do Sudeste e da Campanha, além de chuva congelada isolada em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE